quinta-feira, 21 de março de 2024

«Visita Oficial/assinatura do protocolo» Bernardo Gomes, Administrador de Setor de Canchungo, Mamadu Bobó Djaló, Presidente de Futebol Clube de Canchungo e o Dr. Roberto Mendes, Presidente da Associação Guineense de Artistas Plásticos, ambos de Canchungo, juntos, em Matosinhos (a Terra de Horizonte e Mar) a procura de parceiros para o desenvolvimento do setor de Canchungo, antiga cidade de Teixeira Pinto





Hoje, Quarta-Feira, dia 20/03/2024, pelas 15 horas, foi assinada um protocolo de cooperação na área de Educação e da Saúde entre; Associação Ajude a Guiné-Bissau e a Administração de Sector de Canchungo, Região de Cacheu, no SEA PORTO HOTEL (de 4 estrelas . Hotel & Business), sito na Avenida D. Afonso Henriques, n.º 354, 4450-009, Matosinhos, Porto.

No ato da assinatura do protocolo, o senhor Bernardo Gomes, (acompanhado por: Mamadu Bobó Djaló, Presidente de Futebol Clube de Canchungo e o Dr. Roberto Mendes, Presidente da Associação Guineense de Artistas Plásticos) representou a cidade de Canchungo na qualidade de Presidente da Administração de Setor Canchungo e o Dr. Jorge Manuel Leite de Magalhães (médico de clínica geral), representou a AGB-Ajude a Guiné-Bissau, na qualidade do Presidente da Associação Ajude a Guiné-Bissau, acompanhado por. Engenheira Laura Mora, a Vice- Presidente da Associação. Dr. Fernando dos Santos Teixeira da Silva, 1.º vogal da Direção da Associação e a Dra. Paula Pinto Leite de Magalhães, Presidente da Assembleia Geral da Associação.

Estavam presentes, outras associações para testemunharem o ato da assinatura do protocolo entre as duas instituições: Associação Ajude a Guiné-Bissau e a Administração de Setor Canchungo.

-Associação "HUELLATINA, Cooperativa Luso Latina", Angelica Bolivar, a Presidente da Associação e o Vice-Presidente, Dr. António Do Aido.
-SANTUGA - Associação STP, Pedro Vilar, Fundador da Associação

- Associação de Amizade Matosinhos Mansoa, Pate Cabral Djob, Presidente da Associação

- Também, foi convidado o Proprietário e Administrador do SEA PORTO HOTEL, José Armando Ferrinha e por reconhecimento, o Administrador do Setor de Canchungo, Bernardo Gomes atribuí-lhe um pano de pente, sendo considerado um dos (muitos) símbolos culturais e tradicionais da Guiné-Bissau.

O “panu di pinti” (pano de pente) é feito num tear, de forma artesanal, e tem um valor inestimável na comunidade guineense.

Apesar da sua origem situar-se na etnia manjaca (povo manjaku) — que vive maioritariamente na região costeira de Cacheu, plantada no norte de Bissau —, a fama do pano de pente foi-se espalhando por quase todo o território. 

A AGB-Ajude a Guiné-Bissau, é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2019 com a missão de promover ações para o desenvolvimento social , ambiental e económico dos países dos PALOP.

Associação Ajude a Guiné-Bissau, ofereceu (dois contentores de 40 pés, que em breve partirá para Bissau) uma grande quantidade materiais escolares e hospitalares: carte iras, cadeiras, armários, instantes e os livros para a criação de uma biblioteca em Canchungo.  


Matosinhos, Terra de Horizonte e Mar

O Sea Porto Hotel, situado no coração da Cidade de Matosinhos a 200 metros da Câmara Municipal e dos mais importantes serviços públicos em Portugal Matosinhos é uma cidade portuguesa na sub-região da Área Metropolitana do Porto, pertencendo à região do Norte e ao distrito do Porto.


Bernardo Gomes, administrador de setor de Canchungo













Sem comentários:

Enviar um comentário