segunda-feira, 25 de março de 2024

Senegal/Nanga-Deef: BASSIROU FAYE - ELEITO NOVO PRESIDENTE DO SENEGAL



O candidato anti-sistema, Bassirou Diomaye Faye, venceu as eleições presidenciais senegalesas na primeira volta. Torna-se o 5º presidente da história do Senegal numa eleição presidencial que mais parecia um referendo entre “mudança” e “continuidade”.

Bassirou Diomaye Faye, “candidato à mudança de sistema” e “pan-africanismo de esquerda”, que esteve preso há duas semanas, tornou-se o 5.º presidente do Senegal, após uma campanha eleitoral expressa de apenas duas semanas. O candidato dos Patriotas Africanos do Senegal pelo Trabalho, Ética e Fraternidade (Pastef), partido político senegalês fundado em 2014 por Ousmane Sonko, cuja candidatura foi rejeitada pelo Conselho Constitucional, vence com folga as eleições presidenciais.

“Continuo confiante na escolha do intervalo que sou capaz de encarnar melhor do que qualquer outro candidato”, disse ele ao lado das suas duas esposas depois de votar na sua aldeia de Ndiaganiao, antes de acrescentar: “Continuo convencido de que esta eleição será decidida na primeira rodada.”

E ele estava certo. O candidato da ruptura venceu de forma esmagadora esta eleição que mais parecia um referendo entre “continuidade” e “mudança”. Os resultados divulgados gabinete a cargo nos meios de comunicação social e nas redes sociais dão uma clara vantagem ao candidato Bassirou Diomaye Faye à frente do candidato do poder, Amadou Ba.

Venceu todas as principais regiões, incluindo Dakar, Thiès e Mbaké, Saint-Louis, Ziguinchor… Também venceu em grande parte ao nível da diáspora, que representa 4% do eleitorado.

A comissão eleitoral nacional (Cena) tem até sexta-feira para publicar os resultados provisórios, antes da sua validação pelo Conselho Constitucional.

Bassirou Diomaye Faye torna-se assim o 5º presidente do Senegal, depois de Léopold Sédar Senghor, Abdou Diouf, Abdoulaye Wade e Macky Sall.

Bassirou Diomaye Faye, de 43 anos, é muito menos popular e carismático do que o seu guia Ousmane Sonko, desqualificado das eleições presidenciais e que teve de entregar o braço direito e segundo no comando do Pastef, a quem apresentou como seu “irmão mais novo”.

Amadou Ba, 62 anos, ex-primeiro-ministro do presidente Macky Sall há apenas algumas semanas, é o grande perdedor desta eleição. Candidato da continuidade, ficou em segundo lugar nesta eleição presidencial, bem atrás do candidato da “ruptura”. Felicitou o novo presidente eleito, confirmando a tradição democrática senegalesa. “Tendo em conta a evolução dos resultados das eleições presidenciais e enquanto aguardo a proclamação oficial, felicito o Presidente Bassirou Diomaye Diakhar Faye pela sua vitória na primeira volta.”

Mais de 7 milhões de eleitores foram convidados a escolher entre 19 concorrentes, incluindo uma mulher. Esta é a primeira vez que um presidente cessante, neste caso Macky Sall, não concorre à reeleição.

In le360

Sem comentários:

Enviar um comentário