segunda-feira, 25 de março de 2024

Política: ARRANCA PELA PRIMEIRA VEZ ACTUALIZAÇÃO DOS CADERNOS ELEITORAIS NA GUINÉ-BISSAU

 

Arranca hoje (25-03) em todo o território nacional a actualização dos cadernos eleitorais para a realização de eleições legislativas antecipadas e numa altura em que não haver consenso entre autores políticos assim como presidencial.

Aos jornalistas após a abertura oficial do processo, no bairro Militar, periferia da capital Bissau, o ministro das Obras Públicas, Habitação e o Urbanismo, Fidélis Forbes, em representação do ministro da Administração Territorial e Poder Local enalteceu os trabalhos iniciados esta segunda-feira.

“É a primeira vez na história da democracia guineense que isso [atualização dos cadernos eleitorais] aconteceu”, disse o governante que representava o titular das pastas de administração territorial.

Segundo o ministro que se fez acompanhar do presidente em exercício da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e do director-geral do Gabinete Técnico do Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), este processo “é reservado exclusivamente para as pessoas que irão completar 18 anos, para os que não recenseou na última processo e os que querem mudar dos seus endereço eleitoral, o processo vai decorrer até 25 de maio a nível de todo o território nacional e na diáspora vai decorrer de 25 de maio a 25 de junho, se não houver sobressalto ou imprevisto no processo”.  

O governante afirma por outro lado que “esse processo culminará com a marcação das eleições legislativas ou presidenciais que todos nós sabemos que é uma prerrogativa Constitucional do presidente da República”.

Questionado na ocasião, o presidente da Comissão Nacional de Eleições, se já foram criadas todas as condições operacionais as comissões regionais de eleições para fiscalizar o processo cujo término está previsto para o próximo dia 25 de Maio, a nível de todo o território nacional, Mpabi Cabi, adiantou que “neste momento está a ser registada um pouco de atraso por causa da parte financeira que deve ser resolvido dentro desta semana, estamos optimista que entre hoje, amanhã ou depois de amanhã vai ser resolvida”.

Segundo a lei eleitoral, todos os anos independentemente de haver ou não eleições deve decorrer em todo o território nacional o processo de actualização dos cadernos eleitorais.

Sobre as eleições, opiniões dividem o presidente da república quer realizar as legislativas antecipada ainda este ano e os líderes de algumas formações políticas sobretudo com assento parlamentar defendem a realização da eleição presidencial não legislativas.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto 

Sem comentários:

Enviar um comentário