sábado, 23 de março de 2024

MAIS DE DUAS DEZENAS DE POLÍCIAS DE INTERVENÇÃO RÁPIDA FORMADAS EM MATÉRIA DE LUTA CONTRA O TERRORISMO

Vinte e cinco agentes da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) receberam uma formação na área de combate ao terrorismo e técnicas de ante distúrbio ministrada por formadores espanhóis no quadro da relação de cooperação existente entre o governo da Guiné-Bissau e o Reino de Espanha, a nível de segurança.

A formação durou uma semana nas instalações do ministério do Interior, em Bissau, e foi encerrada no início da tarde desta sexta-feira, 22 de março de 2024, pelo Secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo Monteiro, na presença do Comissário Nacional da Polícia de Ordem Pública, altos oficiais do POP e os responsáveis da Embaixada da Espanha em Bissau.

O Secretário de Estado da Ordem Pública advertiu que os agentes da policia têm uma responsabilidade enorme de garantir a segurança à população guineense em todo o território nacional. Assim sendo, as ações de formação servem de uma alavanca para impulsionar não só a brigada de intervenção rápida, mas também todos os serviços que compõem o ministério do interior.

José Carlos Macedo Monteiro disse que a formação tem como objetivo capacitar os agentes policiais no domínio da planificação de grandes eventos e asseguramento das manifestações devidamente organizadas, como também as manifestações espontâneas.

O governante agradeceu a embaixada do reino da Espanha, através da cooperação com a polícia do mesmo país, pelo empenho e cooperação demostrados ao longo de vários anos a serviço do povo guineense.

Adiantou que os formandos devem pôr na prática todos os ensinamentos recebidos durante sete dias de formação, “porque não é só o ministério do Interior que ganhará com estas ações, mas também o povo da Guiné-Bissau”.

Por seu lado, a Cônsul da Espanha no país, Lúcia Aneiras, disse que a formação sobre princípios básicos de atuação dos grupos de polícias especializados da Guiné-Bissau, ministrada pela unidade de intervenção policial de Espanha serviu de um grande propósito para fortalecer os laços e acumular um fundo comum de conhecimento.

Assegurou que numa sociedade internacional de mudança em grande velocidade, é importante que países amigos como Guiné-Bissau e Espanha unam os seus conhecimentos para enfrentar desafios da nossa era, fortalecendo setores chaves em termos de planeamento, coordenação e a luta contra o terrorismo.

Para o Comissário Nacional da Ordem Pública, Salvador Soares, a formação revestiu-se de grande importância, visto que a planificação operacional de grandes eventos é o primeiro passo para uma melhor garantia de segurança de qualquer evento e de manutenção da ordem pública. Adiantou que a Policia de Intervenção Rápida é uma unidade especializada de ordem pública, com a missão de repor a ordem, assim deve estar preparada em todos níveis para poder intervir de forma sábia e eficiente em momento exato a qualquer desordem.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário