Senegal – Bassirou Diomaye Faye é o novo Presidente do Senegal. Falou na segunda-feira, 25 de Março, ao país após ter recebido chamadas tanto do candidato Amadou Ba, como do Presidente cessante Macky Sall. Na sua intervenção, o novo Presidente eleito disse que vai combater a corrupção no país.
Bassirou Diomaye Faye, 44 anos, líder da oposição senegalesa pouco conhecido, foi nomeado Presidente do país esta segunda-feira, pouco menos de duas semanas depois de ter sido libertado da prisão para concorrer às eleições presidenciais.
Embora os resultados oficiais de domingo ainda não tenham sido divulgados, o antigo primeiro-ministro Amadou Ba, o outro candidato favorito, apoiado pelo Presidente cessante Macky Sall, admitiu a derrota com base nos resultados preliminares.
Bassirou Diomaye Faye, apoiado pelo opositor Ousmane Sonko, prometeu proteger o Senegal da corrupção e da interferência de potências estrangeiras: "Ao eleger-me Presidente da República, o povo senegalês escolheu a ruptura. Eu comprometo-me a trabalhar com humildade, com transparência e a combater a corrupção a todos os níveis. Comprometo-me a consagrar-me à refundação das nossas instituições e ao reforço dos fundamentos da nossa sociedade", garantiu.
O Presidente eleito fez um apelo "aos nossos irmãos e irmãs africanos para que juntos consolidemos os feitos adquiridos nos processos de construção da integração da CEDEAO, corrigindo as fraquezas e mudando certas metodologias, estratégias e prioridades políticas".
Quanto à Comunidade Internacional, Diomaye Faye lembrou aos "parceiros bilaterais e multilaterais que o Senegal assumirá o seu papel e manter-se-á um país amigo, seguro e fiável de todos os parceiros que queiram estar ao nosso lado, numa cooperação virtuosa, respeitosa e mutuamente produtiva".
Conosaba/rfi.fr/pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário