quarta-feira, 27 de março de 2024

Parlamento Português: Aguiar-Branco eleito Presidente da Assembleia da República com 160 votos a favor

PS e PSD chegaram a acordo para dividir a presidência da Assembleia da República. Votação decorre esta tarde.

Odeputado do PSD José Pedro Aguiar-Branco foi esta quarta-feira eleito presidente da Assembleia da República com 160 votos a favor, à quarta tentativa.

O regimento da Assembleia da República determina que o presidente do Parlamento é eleito na primeira reunião plenária da legislatura por maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções.

"Declara-se eleito presidente da Assembleia da República o candidato José Pedro Aguiar-Branco", afirmou António Filipe, que presidiu à primeira sessão plenária da XVI legislatura.

Os resultados foram aplaudidos de pé por PSD e CDS-PP, a maioria da bancada do PS, sentados, e alguns deputados da IL.

Conosaba/noticiasaominuto

"Dia de ontem" na AR ensinou que "não devemos desistir da democracia"

O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, defendeu hoje que a sua eleição à quarta tentativa ensinou que não se deve desistir da democracia e desafiou todos os grupos parlamentares a repensar o regimento para evitar impasses semelhantes.

Na primeira intervenção após a sua eleição, que só aconteceu à quarta tentativa, Aguiar-Branco começou por agradecer ao deputado comunista António Filipe pela "elevada competência e sentido de Estado e dignidade" com que dirigiu os trabalhos do parlamento até à sua eleição, o que mereceu uma longa ovação do plenário.

"Se alguma coisa o dia de ontem nos ensinou é que não devemos desistir da democracia. Eu não desisto", assegurou.

Aguiar-Branco anunciou que irá desafiar todos os grupos parlamentares "a repensar o regimento" concretamente no que à eleição da mesa e da Assembleia da República diz respeito para o impasse que aconteceu neste processo "não se volte a repetir" a "bem da democracia".

Sem comentários:

Enviar um comentário