terça-feira, 26 de março de 2024

Portugal: Três candidaturas à presidência da AR; Nova votação às 21h


A Assembleia da República eleita nas legislativas de 10 de março reúne-se esta terça-feira pela primeira vez para eleger o novo presidente do Parlamento, bem como os vice-presidentes e secretários.

Na sessão inaugural da XVI legislatura, será assim eleita toda a Mesa da Assembleia, composta pelo presidente da Assembleia da República, por quatro vice-presidentes, quatro secretários e quatro vice-secretários e os elementos do Conselho de Administração do parlamento.

A coligação Aliança Democrática (que juntou PSD/CDS-PP/PPM) venceu as eleições de 10 de março e o líder do PSD foi indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República. Luís Montenegro apresenta o seu Governo a 28 de março, sendo que a tomada de posse está prevista para 2 de abril.

No novo Parlamento, o PSD terá 78 deputados (mais um que na anterior legislatura), o PS também 78 (menos 42), o Chega sobe de 12 para 50 parlamentares, a IL mantém os oito deputados e o BE os cinco que já tinha, enquanto o PCP desce de seis para quatro. O Livre cresce de um para quatro e o PAN mantém a sua deputada única. O CDS-PP regressa ao parlamento com dois deputados.

Conosaba/noticiasaominuto

Sem comentários:

Enviar um comentário