segunda-feira, 25 de março de 2024

Candidato do regime reconhece vitória de Faye em presidenciais no Senegal

O antigo primeiro-ministro e candidato do partido no poder no Senegal, Adamou Ba, reconheceu hoje a vitória do opositor Bassirou Diomaye Faye na primeira volta das eleições presidenciais de domingo.

"Tendo em conta a evolução dos resultados das eleições presidenciais e enquanto se aguarda a proclamação oficial, felicito (...) Bassirou Diomaye Diakhar Faye pela sua vitória na primeira volta", declarou Adamou Ba em comunicado.

O porta-voz do Governo, Abdou Karim Fofana, afirmou que Ba tinha telefonado ao seu adversário para o felicitar.

Sete milhões de senegaleses foram chamados às urnas no domingo para escolher o Presidente numa eleição em que os seus maiores protagonistas não vão a votos e pode resultar numa mudança profunda nas relações externas do país, regionais e internacionais.

Entre os 16 homens e uma mulher inscritos no boletim de voto, os dois favoritos - Bassirou Diomaye Faye, pela oposição, e Amadou Ba, pela coligação no poder, Benno Bokk Yakaar (BBY, Unidos pela Esperança, em wolof) - foram escolhas pessoais de duas individualidades políticas excluídas do escrutínio: o Presidente cessante, Macky Sall, e o líder da oposição, Ousmane Sonko.

Bassirou Diomaye Faye apresentou-se como uma figura antissistema, tendo sido a figura escolhida pelo Patriotas Africanos do Senegal para o Trabalho, a Ética e a Fraternidade (Pastef, partido ilegalizado em meados do ano passado pelo regime de Macky Sall), para representar a oposição, perante a impossibilidade de Sonko, 49 anos, antigo presidente da câmara de Zeguinchor, concorrer.

Conosaba/msn.com/pt

Sem comentários:

Enviar um comentário