quarta-feira, 24 de junho de 2026

CÂMARA MUNICIPAL E COMERCIANTES ASSINAM MEMORANDO PARA ARRENDAMENTO DE ESPAÇOS NO MERCADO CENTRAL DE BISSAU

A Câmara Municipal de Bissau e a Associação dos Comerciantes do Mercado Central assinaram, esta quarta-feira, um memorando de entendimento que autoriza a direção do Mercado Central de Bissau a celebrar contratos de arrendamento mensal dos espaços disponíveis no edifício do mercado.

‎A cerimónia de assinatura decorreu no Ministério da Administração Territorial e Poder Local e visa regularizar a ocupação dos espaços comerciais existentes no principal mercado da capital.
‎Na ocasião, o porta-voz da Associação dos Comerciantes do Mercado Central, Demba Darame, saudou a iniciativa, considerando-a um passo importante para a organização do mercado. No entanto, apelou ao Governo para continuar a acompanhar os comerciantes afetados pelo incêndio que atingiu o mercado, de forma a ajudá-los a superar os prejuízos sofridos.
‎Por sua vez, o ministro da Administração Territorial e Poder Local, Carlos Nelson Sano, reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes após terem abandonado o Mercado Central na sequência do incêndio. O governante aproveitou a ocasião para incentivar os vendedores a formalizarem as suas atividades comerciais, sublinhando que essa medida permitirá ao Estado prestar apoio mais eficaz em situações de danos ou perdas futuras.
‎De acordo com o memorando assinado, os espaços que venham a ficar disponíveis no Mercado Central de Bissau serão prioritariamente atribuídos aos associados da Associação dos Comerciantes do Mercado Central. O documento estabelece ainda a tabela de preços em vigor para o arrendamento, fixando o valor mensal das bancas localizadas no rés-do-chão em 7.000 francos CFA e dos cacifos situados no primeiro piso em 25.000 francos CFA.
RSM: 24-06-2026

PRIMEIRO-MINISTRO AVALIA CAPACIDADES DA POLÍCIA JUDICIÁRIA E REAFIRMA COMPROMISSO COM O REFORÇO DA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL


Bissau, 24 de Junho de 2026 – O Primeiro-Ministro, Ilídio Vieira Té, efetuou hoje uma visita de trabalho à sede nacional da Polícia Judiciária, com o objetivo de se inteirar, no terreno, das condições de funcionamento daquela instituição fundamental para a defesa da legalidade democrática, o combate à criminalidade organizada e a proteção dos interesses do Estado.
Durante a visita, o Chefe do Executivo foi recebido pelo Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, João Bernardo Vieira, e pelo Diretor Nacional da Polícia Judiciária, Domingos Monteiro Correia com quem manteve uma reunião de trabalho dedicada à análise dos principais constrangimentos que afetam a operacionalidade da instituição.
O Primeiro-Ministro visitou diversas áreas das instalações, incluindo os serviços administrativos, os departamentos operacionais e as celas de detenção, tendo constatado as limitações existentes ao nível das infraestruturas, dos equipamentos técnicos, dos meios logísticos e dos recursos necessários para o pleno desempenho das missões atribuídas à Polícia Judiciária.
No decurso dos encontros realizados, foram debatidas soluções concretas destinadas a reforçar a capacidade de investigação criminal, melhorar as condições de trabalho dos agentes e modernizar os instrumentos de combate às diferentes formas de criminalidade que afetam o país.
Ilídio Vieira Té sublinhou que uma justiça eficaz e uma investigação criminal credível constituem pilares essenciais de qualquer Estado de Direito, reafirmando o compromisso do Governo de Transição em apoiar o fortalecimento institucional da Polícia Judiciária.
"O combate à criminalidade, à corrupção, ao tráfico de droga e às demais ameaças à segurança nacional exige instituições fortes, devidamente equipadas e dotadas de recursos humanos e materiais adequados", destacou o Chefe do Governo.
A visita insere-se na estratégia governamental de avaliação direta das instituições públicas e de identificação das prioridades de investimento, visando tornar a administração pública mais eficiente, moderna e capaz de responder às exigências dos cidadãos.
O Governo considera a Polícia Judiciária um órgão de importância nuclear para a consolidação do Estado de Direito, para a segurança interna e para o reforço da confiança dos cidadãos nas instituições da República.

CEMGFA oferece jantar aos homólogos da CEDEAO.


Findo a sua missão no país no quadro do acompanhamento das ações das autoridades transitórias, os Generais dos cinco países da África ocidental foram cortejados com um jantar de confraternização oferecido pelo Chefe do Estado-maior General das Forças Armadas, Major General dos Comandos Tomás Djassi.

O ato teve lugar na segunda-feira, 22, no Bissau Royal Hotel e contou com vários momentos que transmitiram a cordialidade, simpatia e amizade entre as Forças Armadas da Costa Ocidental d´África.

O momento foi marcado pelos discursos de agradecimentos e trocas de presentes tanto da parte do anfitrião, assim como de hospedes, culminando com entoações de cânticos do musico guineense Binham Quimor que encantou os presentes.

IM/FA 24.06.2026

Porta-Voz do Conselho Nacional de Transição em Conferência de Imprensa.


O Conselho Nacional de Transição qualificou como desrespeitosas, condescendentes e uma ofensa à dignidade da população guineense as declarações emitidas pelo líder timorense Xanana Gusmão durante a conferência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP.

Num comunicado assinado pelo porta-voz, Fernando Vaz, o CNT classificou as declarações do líder timorense como “insultuosas, paternalistas” e como uma afronta à dignidade do povo guineense.

Segundo o CNT, as palavras de Xanana Gusmão representam uma “ingerência grosseira” nos assuntos internos de um Estado soberano.

O conselho sublinha que a Guiné-Bissau é membro fundador da CPLP e rejeita qualquer tentativa de tutela política ou institucional sobre o país, e acusa ainda a CPLP de adotar critérios políticos seletivos em relação aos seus Estados-membros.

O CNT questiona, em particular, o que considera ser um “duplo critério” no funcionamento da organização lusófona, referindo-se à decisão de atribuir a presidência da CPLP a Timor-Leste em detrimento da Guiné Equatorial.

Para Fernando Vaz, essa escolha reflete “jogos de bastidores” e uma orientação que, segundo afirma, não serve os interesses dos países africanos.
O comunicado critica também a suspensão da Guiné-Bissau da CPLP, considerando a medida “abusiva” e “antiestatutária”.

O CNT compara a actuação da CPLP com a da Organização Internacional da Francofonia, da qual a Guiné-Bissau também faz parte, afirmando que esta última tem demonstrado maior respeito pela soberania dos seus membros.

Sobre o processo político interno, o Conselho Nacional de Transição garante que a Guiné-Bissau irá realizar eleições soberanas, financiadas com recursos próprios do Estado.

O organismo frisa que a CPLP não tem autoridade para impor calendários eleitorais ao país.

“A CPLP não manda no calendário da Guiné-Bissau. As eleições serão realizadas de acordo com a Constituição e com a vontade soberana do povo guineense”, sustenta o comunicado.

O CNT acrescenta que caberá ao vencedor das próximas eleições decidir, em nome do povo, sobre a continuidade ou não da Guiné-Bissau na CPLP.

Na mesma nota, Fernando Vaz defende que a Guiné-Bissau possui importantes recursos naturais, como petróleo, bauxite e fosfato, cujo aproveitamento poderá reforçar a posição económica e diplomática do país no plano internacional.
CNT

Nota de Esclarecimento



Estão a ser divulgadas nas redes sociais imagens de um draft da Lei do Referendo Popular para sustentar a alegação de que o diploma foi publicado sem data de aprovação e de promulgação.
A alegação é falsa.
As imagens correspondem a uma versão preliminar sujeita a revisão editorial. A versão final do Boletim Oficial, publicada ontem, contém devidamente as datas de aprovação e de promulgação, em conformidade com as exigências legais.
A utilização de documentos de trabalho para desinformar a opinião pública constitui uma deturpação dos factos. O único documento com valor legal é a versão final oficialmente publicada no Boletim Oficial.
Lesmes Monteiro
Diretor-geral da INACEP, ECP
(Foto da versão publicada no Boletim Oficial)

O Presidente da República completou a sua visita oficial à Alemanha com uma entrevista com o Presidente Federal, Sua Excelência Sr. Frank-Walter Steinmeier.


Os dois Chefes de Estado saudaram a profundidade de uma relação que remonta ao início da independência do Senegal. Desde 1962, um presidente alemão viajava para Dakar, e o Hospital Regional Diourbel ainda tem o seu nome hoje. Desde então, visitas de nível alta têm ocorrido em ambos os lados, tecendo uma amizade antiga, forte e confiante. O Chefe de Estado registou o seu movimento nesta continuidade, com o desejo de consolidar o legado e abrir novas perspectivas.
A entrevista permitiu medir a extensão da cooperação que toca energia, saúde, educação e formação, apoiada em particular no âmbito do Pacto com a África. O Presidente da República desejou o apoio constante da Alemanha ao desenvolvimento do Senegal e o seu papel como o primeiro parceiro bilateral durante a pandemia, juntamente com o Instituto Dakar Pastor.
O Chefe de Estado também observou o interesse crescente das empresas alemãs no Senegal, já presentes na indústria hoteleira, na cadeia de frio, na embalagem em Diamniadio e na rede algodão-textil. Ele expressou o desejo de uma parceria confortável e diversificada, impulsionada por reformas empreendidas e um melhor acesso ao financiamento, convencido de que é este requisito que nasce a diferença no comércio e no investimento com a África.
Sobre questões internacionais, os dois líderes notaram uma verdadeira convergência de pontos de vista. O Presidente da República apelou ao reforço do compromisso da Alemanha com a segurança em África, especialmente face ao terrorismo no Sahel, e reafirmou o constante apego do Senegal à solução pacífica das diferenças através do diálogo.
No final desta entrevista, o Chefe de Estado convidou o Presidente Federal a visitar o Senegal, sinal de amizade que as duas nações pretendem continuar a escrever juntas.

ATLETAS GUINEENSES ABANDONADOS NO DUBAI JÁ ESTÃO EM SOLO PÁTRIO

Na noite desta segunda-feira, 22 de junho, regressaram à Guiné-Bissau os cinco jogadores que haviam sido abandonados no Dubai, o desfecho desta situação encerra um episódio que despertou grande preocupação no seio da comunidade desportiva nacional.
Os cinco atletas enfrentavam uma situação crítica no estrangeiro após terem sido, alegadamente, deixados nas ruas do Dubai sem qualquer apoio logístico ou financeiro, o cenário só mudou quando o presidente da Associação dos Emigrantes no Dubai os acolheu.
Com o regresso ao país, chegou ao fim o sofrimento que abalou cinco jovens e promissores jogadores guineenses.
​De acordo com as informações recolhidas pela Rádio Sol Mansi, os atletas foram enganados por um suposto empresário, o homem havia prometido integrá-los num clube no Dubai, cobrando a cada um a quantia de dois milhões de FCFA, no entanto, após receber o dinheiro, o burlão desapareceu, abandonando os jovens nas ruas dos Emirados Árabes Unidos.
​O regresso à pátria e o reencontro com as famílias só foram possíveis graças ao apoio humanitário e financeiro do empresário de futebol Adilé Domingos Sebastião, em coordenação com outros intervenientes.

RSM 23-06-2026

Caso suborno : CNT desmente denúncia e aponta difamação da RTP África

O Conselho Nacional de Transição (CNT) reagiu, ontem, a uma notícia sobre uma alegada tentativa de suborno a um dos chefes militares que integrava uma missão da CEDEAO em Bissau.

Numa nota de imprensa, com vários trechos destacados a negrito e sublinhado, o Conselho, através do Gabinete do Porta-voz, repudia a notícia, classificando-a como caluniosa e difamatória. O comunicado dirige ainda críticas à jornalista responsável pela divulgação da informação, Paula Borges.

O CNT afirma igualmente que o Estado guineense já acionou as instâncias competentes para avançar com um processo judicial.

Perante a polémica, a rádio RTP África reitera que as suas fontes mantêm a informação avançada anteriormente.

Quanto ao Bissau Royal Hotel, que na terça-feira, 23 de junho de 2026, foi contactado, apesar de não ter sido referenciado na reportagem nem nas redes sociais, veio a público desmentir informações que circularam em diversos meios de comunicação nacionais e estrangeiros.

A administração do hotel assegura não ter conhecimento de qualquer tentativa de suborno envolvendo membros da missão da CEDEAO durante a sua estada nas instalações e admite recorrer à justiça.

Recorde-se que, no dia 23 de junho, a rádio RTP África noticiou uma suposta tentativa de suborno a um elemento da missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), então presente em Bissau.

A missão era composta por chefes militares de vários países do bloco sub-regional.

Segundo o órgão de comunicação, um dos membros terá encontrado cerca de 15 milhões de francos CFA no quarto de hotel, tendo comunicado o facto ao chefe da missão.

Ainda de acordo com a RTP África, imagens das câmaras de vigilância do hotel indicariam que uma pessoa alegadamente ligada ao Governo de transição teria entrado no quarto.

A emissora afirma que a informação foi obtida junto de “fontes credíveis” e que os dados foram apresentados ao Governo de transição, que posteriormente reagiu através do Gabinete do Porta-voz do CNT.

Por: Redação
O Democrata / RTP África

A Missão dos Chefes de Estado-Maior da CEDEAO que se encontrava em Bissau foi recebida em audiência pela Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, Fatumata Jau - MNE

A Missão é liderada pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Serra Leoa, Tenente-General Amaro Idara Bangura, igualmente Presidente do Comité dos Chefes de Estado Maior da Defesa da CEDEAO e integra os representantes da Costa de Marfim, do Gana, da Nigéria e do Senegal.

📍
Bissau, 23 de junho de 2026

DESINFORMAÇÃO E AMEAÇAS À IMPRENSA PREOCUPAM PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO

O presidente interino do Conselho Nacional de Comunicação Social, Domingos Metá Camará, afirmou que a liberdade de imprensa e de expressão constitui uma força vital para a democracia, sustentando que estas liberdades são frequentemente ameaçadas pela disseminação de informações falsas.


Metá Camará falava, esta quarta-feira, no ato de encerramento do projeto denominado “Promover e Proteger a Democracia ao Salvaguardar a Liberdade de Opinião e de Expressão e Combater a Mis/Desinformação na Guiné-Bissau”, implementado pela Fundação dos Media para a África.

O responsável afirmou que estas liberdades, consagradas na Constituição da República, mantêm viva a chama da democracia, lembrando que o país enfrenta desafios que exigem dos media a garantia de que a voz do povo seja ouvida.
No mesmo ato, a presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social, Indira Correia Baldé, afirmou que a liberdade de imprensa e de expressão continua a ser um desafio na Guiné-Bissau.
Segundo Indira Correia Baldé, é necessária uma reflexão conjunta de todos os profissionais da comunicação social sobre as formas de enfrentar e ultrapassar estes desafios.

Na sua mensagem dirigida aos políticos, Indira Correia Baldé apelou para que nunca encararem a imprensa como inimiga ou “alvo a bater” , defendendo que uma comunicação social livre contribui para a consolidação da democracia no país.

Por sua vez, o adido para a Cooperação, Justiça, Segurança, Género e Direitos Humanos da Delegação da União Europeia, Carlos Zarza, sustentou que, num contexto institucional nem sempre fácil, os meios de comunicação social desempenham um papel importante na promoção da transparência, da responsabilização e da confiança pública.

A Fundação dos Media para a África Ocidental (MFWA), em parceria com a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a Fondation Hirondelle, encerra oficialmente hoje a implementação do projeto denominado “Promover e Proteger a Democracia ao Salvaguardar a Liberdade de Opinião e de Expressão e Combater a Mis/Desinformação na Guiné-Bissau”, financiado pela União Europeia e com duração de 18 meses.
Durante este período, o projeto trabalhou na melhoria da ética profissional nos órgãos de comunicação social, no reforço da proteção dos jornalistas e na promoção da independência dos media.

RSM: 24 06 2026

terça-feira, 23 de junho de 2026

Portugal-Uzbequistão: No 'rodeo' do Texas para agarrar touro pelos cornos

Portugal defronta o Uzbequistão, no NRG Stadium, empenhado em corrigir a entrada em falso no Campeonato do Mundo, derivada do empate a uma bola com a República Democrática do Congo.

Menos de uma semana depois do empate a uma bola concedido ante a República Democrática do Congo, Portugal volta, esta terça-feira, a entrar em cena, no NRG Stadium, em Houston, no estado norte-americano do Texas, desta feita, para medir forças com o Uzbequistão, empenhado em 'endireitar o passo', no Campeonato do Mundo.

As contas são fáceis de fazer. Após a entrada em falso, a seleção nacional partilha, com os congoleses, o segundo lugar do Grupo K, com um ponto cada. Agora, pela frente, terá o quarto e último classificado, que permanece com a contagem a 'zeros', depois de ter saído derrotado do embate com a líder, a Colômbia, por 3-1.

Uma vitória deixará a equipa das quinas com 'pé e meio' nos 16avos de final, ao passo que qualquer outro resultado adiará todas as decisões para o encontro da terceira e última jornada, ante os sul-americanos. Os uzbeques, por seu lado, sabem de antemão que um novo desaire os deixará, desde já, matematicamente arredados desta equação.

Roberto Martínez terá tirado ilações do 'deslize' inicial e tudo aponta para que venha a mexer no onze titular, por mais que não seja, para trocar Tomás Araújo, que tem vindo a evidenciar dificuldades físicas, por Rúben Dias, que está recuperado de lesão e tem treinado sem qualquer tipo de limitação.

O Portugal-Uzbequistão tem apito inicial agendado para as 18h00 (hora de Portugal Continental), e vai contar com a arbitragem do marroquino Jalal Jayed, que terá como assistentes os compatriotas Zakaria Brinsi e Mostafa Akarkad. O quarto árbitro será Abongile Tom e o árbitro assistentes de reserva Zakhele Siwela, ambos sul-africanos.

Treinadores em discurso direto
Roberto Martínez

Empate com a República Democrática do Congo: "Temos de analisar e fazer autocrítica sobre o que fizemos bem e o que não conseguimos executar, porque não chegámos ao último terço. Foi tempo de limpar o sentimento de raiva e tristeza, porque não atingimos o resultado que queríamos. Estamos com o foco total, o trabalho foi bom e queremos melhorar o que não fizemos bem no primeiro jogo".

Ruído em torno da seleção: "Desde o primeiro dia em Portugal, não tive um dia sem barulho, mas esta é uma equipa experiente, focada e responsável. No Mundial, há muito barulho, faz parte. O foco no balneário é mostrar responsabilidade, atitude e melhorar para estar prontos. Estamos focados, muito fortes e com grupo mais unido. O barulho não entra no balneário".

Papel de Cristiano Ronaldo: "Somos uma equipa que queremos ter bola e estar em cima para recuperar a bola. Para isso necessitas de ter um jogador que abre espaços no último momento e Cristiano é o melhor para isso. Tem esse movimento de criar espaço, de finalizar, é a última peça do nosso modelo de jogo".

Fabio Cannavaro

Expetativas: "Estamos a falar de uma partida contra uma das melhores equipas que está no Mundial. Tem dos melhores meio campos do mundo, tem um dos melhores avançados da história do futebol. Teremos de jogar e sobretudo teremos de jogar como equipa. Se não formos coesos e unidos não temos hipóteses".

Estratégia do Uzbequistão: "Quando jogamos concentrados e compactos, podemos enfrentar qualquer seleção. Não vamos só defender. Temos as nossas armas para marcar e criar oportunidades. Mas, também sabemos que um erro a este nível pode ser fatal. Não temos nada a perder. É o nosso primeiro Mundial".

A 'ameaça' Cristiano Ronaldo: "Ele marca em qualquer situação, de livre, de contra ataque, até de cantos. Mas, Portugal não é só Ronaldo. Tem grandes jogadores, até no banco. É uma equipa que gosta de ter a bola, de controlar o jogo. Sabemos que quanto mais tempo passar, mais nervosos vão ficar e podemos jogar com isso".

Últimos resultados

Portugal: E-V-V-V-E
Uzbequistão: V-E-D-D-D

Últimos onzes

Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Renato Veiga, Nuno Mendes; Vitinha, João Neves, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo.

Uzbequistão: Utkir Yusupov; Behruz Karimov, Abdukodir Khusanov, Abdulla Abdullaev, Rustamjon Ashurmatov, Sherzod Nasrullaev; Akmal Mozgovoy, Otabek Shukurov; Oston Urunov, Abbos Fayzullaev e Eldor Shomurodov.
Ausências

Portugal: Tomás Araújo (lesionado).
noticiasaominuto

A Câmara Municipal de Bissau continua a sensibilizar os utentes que vendem produtos nos passeios e no chão para que adiram ao Mercado de Legumes e Frutas, deixando de comercializar os seus produtos na via pública, principalmente neste período de chuvas. A medida visa melhorar as condições de higiene, segurança e circulação na cidade.

PRIMEIRO-MINISTRO Ilídio Vieira Té PRESIDE SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE MINISTROS

O Primeiro-Ministro ,Ilidio Vieira Té presidiu, esta terça-feira, 23 de junho de 2026, à sessão ordinária do Conselho de Ministros, realizada no Salão Nobre "GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO", no Gabinete do Primeiro-Ministro, em Bissau.

Gaitu Baldé





Fim da Missão dos CEMGFAs da CEDEAO.

A Delegação dos Chefes do Estado Maior General das Forças Armadas da CEDEAO que se encontrava no país para visitas do trabalho com as entidades militares e autoridades politicas, terminou os contatos nesta segunda-feira, 22 do mês de junho, com visitas separadas a ministra dos Negócios Estrangeiros e PRT, General do Exercito Horta Inta-Ã.
IM/FA 23.06.2026




TRIBUNAL REGIONAL DE BISSAU INICIA JULGAMENTO DO CASO DE ACIDENTE VIAÇÃO EM ATTADAMUN

Iniciou-se esta segunda-feira o julgamento do caso do acidente que vitimou três alunos da Escola Attadamun e deixou outros em estado grave.
Durante a primeira sessão, foram ouvidas testemunhas, familiares das vítimas e analisados os autos do processo.
Após a audição das testemunhas, o Ministério Público, na qualidade de acusador, solicitou ao tribunal a aplicação de uma pena considerada razoável, bem como o pagamento de uma indemnização aos familiares das vítimas.
Por sua vez, a defesa apresentou os seus argumentos em favor do arguido.
O arguido pediu desculpas às vítimas e aos seus familiares, reconhecendo o sofrimento causado pelo acidente. Na sua declaração, afirmou que os alunos eram o futuro do país e lamentou profundamente a tragédia.
O julgamento decorreu na ausência da direção da Escola Attadamun.
No final da sessão, o tribunal convocou os familiares das vítimas para o próximo dia 29 de junho, data em que será anunciada a decisão sobre os factos apreciados durante a audiência desta segunda-feira, 22 de junho.
Recorda-se que o trágico atropelamento em frente ao Centro Escolar Attadamun, em Bissau, ocorreu a 2 de março de 2026. Uma viatura em alta velocidade perdeu o controlo na avenida João Bernardo Vieira, resultando na morte de três crianças e deixando mais dez alunos feridos.

RSM 22 06 2026

INE PROLONGA RECENSEAMENTO GERAL DA POPULAÇÃO E HABITAÇÃO ATÉ 26 DE JUNHO

O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou esta segunda-feira a prorrogação do Quarto Recenseamento Geral da População e Habitação até ao dia 26 de junho. A operação, inicialmente prevista para decorrer entre 1 e 21 de junho, foi prolongada para permitir a cobertura dos agregados familiares que ainda não foram recenseados.
O anúncio foi feito em Bissau durante uma conferência de imprensa destinada a informar a população sobre o andamento dos trabalhos e a apresentar os dados provisórios já recolhidos.
Na ocasião, o Presidente do INE, Roberto Vieira, garantiu que os trabalhos de recenseamento já chegaram a todo o território nacional, considerando o processo um passo importante para a obtenção de dados fiáveis sobre a população guineense.
Por sua vez, o Diretor Técnico Nacional do INE, Donato Candança Pereira, apresentou os números registados até ao dia 22 de junho, destacando a evolução positiva da operação em todas as regiões do país.
Entretanto, o Conselheiro Técnico Principal do Instituto Nacional de Estatística da Guiné-Bissau, Luciano Tavares Duarte, apelou à colaboração dos cidadãos, sublinhando que a qualidade dos dados depende da participação de toda a população.
Segundo explicou, a recusa em prestar informações pode comprometer a exatidão dos resultados estatísticos. Duarte assegurou ainda que todos os dados recolhidos são confidenciais e utilizados exclusivamente para fins estatísticos, garantindo que os nomes e os rendimentos dos cidadãos não serão divulgados.
O Quarto Recenseamento Geral da População e Habitação é considerado uma ferramenta fundamental para o planeamento do desenvolvimento nacional, permitindo ao Estado dispor de informações atualizadas sobre a realidade demográfica, social e económica do país e definir políticas públicas mais adequadas às necessidades da população.
RSM: 22.06.2026
O Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou esta segunda-feira a prorrogação do Quarto Recenseamento Geral da População e Habitação até ao dia 26 de junho. A operação, inicialmente prevista para decorrer entre 1 e 21 de junho, foi prolongada para permitir a cobertura dos agregados familiares que ainda não foram recenseados.
O anúncio foi feito em Bissau durante uma conferência de imprensa destinada a informar a população sobre o andamento dos trabalhos e a apresentar os dados provisórios já recolhidos.
Na ocasião, o Presidente do INE, Roberto Vieira, garantiu que os trabalhos de recenseamento já chegaram a todo o território nacional, considerando o processo um passo importante para a obtenção de dados fiáveis sobre a população guineense.
Por sua vez, o Diretor Técnico Nacional do INE, Donato Candança Pereira, apresentou os números registados até ao dia 22 de junho, destacando a evolução positiva da operação em todas as regiões do país.
Entretanto, o Conselheiro Técnico Principal do Instituto Nacional de Estatística da Guiné-Bissau, Luciano Tavares Duarte, apelou à colaboração dos cidadãos, sublinhando que a qualidade dos dados depende da participação de toda a população.
Segundo explicou, a recusa em prestar informações pode comprometer a exatidão dos resultados estatísticos. Duarte assegurou ainda que todos os dados recolhidos são confidenciais e utilizados exclusivamente para fins estatísticos, garantindo que os nomes e os rendimentos dos cidadãos não serão divulgados.
O Quarto Recenseamento Geral da População e Habitação é considerado uma ferramenta fundamental para o planeamento do desenvolvimento nacional, permitindo ao Estado dispor de informações atualizadas sobre a realidade demográfica, social e económica do país e definir políticas públicas mais adequadas às necessidades da população.

RSM: 22.06.2026

GUINÉ-BISSAU REFORÇA COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA ACADÉMICA E A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NO ESPAÇO CAMES.

A Guiné-Bissau reafirmou o seu compromisso com a promoção da excelência académica, da investigação científica e da integração regional no ensino superior durante a sua participação na 43.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros do Conselho Africano e Malgaxe para o Ensino Superior (CAMES), realizada entre os dias 15 e 19 de junho, na cidade de Libreville, Gabão.
O encontro reuniu representantes dos 19 Estados-membros da organização e serviu de plataforma para a discussão de reformas estratégicas destinadas à modernização do ensino superior e da investigação científica em África.

A delegação guineense foi composta por Amadu Caba Djaló, Diretor-Geral do Ensino Superior, em representação do Ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, Braima Mané, Ponto Focal do CAMES para a Guiné-Bissau, e Hélder Baticã, Assessor Técnico do Ministro.

Durante os trabalhos, os ministros e especialistas analisaram e validaram importantes reformas para o fortalecimento do ensino superior africano. Entre as principais decisões destacam-se a adoção da Política Comum de Investigação e Inovação do CAMES, a criação da Academia Virtual do CAMES, o reforço dos mecanismos de garantia da qualidade, a promoção da mobilidade académica e científica e a valorização dos resultados da investigação ao serviço do desenvolvimento sustentável do continente.

Os participantes defenderam igualmente a necessidade de aumentar os investimentos na investigação científica, acelerar a transformação digital das instituições de ensino superior, promover o uso ético da inteligência artificial e fortalecer os ecossistemas nacionais de inovação, considerados fatores essenciais para o crescimento científico e económico dos países membros.

A participação da Guiné-Bissau foi amplamente valorizada pelos parceiros do espaço CAMES, refletindo o crescente envolvimento do país nas iniciativas académicas e científicas africanas. Segundo a delegação nacional, este reconhecimento demonstra a determinação das autoridades guineenses em consolidar a presença do país no panorama científico e universitário africano.

À margem da sessão, a delegação guineense manteve encontros de trabalho com várias instituições e organizações internacionais, nomeadamente a Agência Universitária da Francofonia (AUF), a Associação OBREAL, a União Africana, a Fundação Alemã de Pesquisa (DFG), os Fundos de Pesquisa do Quebec (FRQ), o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), a Conferência Africana de Decanos das Faculdades de Medicina de Expressão Francesa (CADMEF), a Rede Internacional dos Estabelecimentos Privados de Ensino Superior (RIDEPES), a Comissão da UEMOA e a UNESCO.

Os encontros tiveram como principal objetivo mobilizar apoios para o reforço das capacidades institucionais do ensino superior guineense, melhorar os mecanismos de garantia da qualidade e impulsionar o desenvolvimento da investigação científica nacional.

Um dos resultados mais relevantes destes contactos foi a confirmação do compromisso da Associação OBREAL em apoiar a Guiné-Bissau no fortalecimento da qualidade do ensino superior e da inovação científica. O processo contou com a facilitação do Comissário da UEMOA para o Desenvolvimento Humano, Mamadu Serifo Djaquite.

O Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica considera que a participação nesta reunião representa mais um passo importante no processo de modernização do sistema nacional de ensino superior.

A instituição reafirma a sua determinação em prosseguir as reformas em curso, fortalecer as universidades e centros de investigação e criar melhores oportunidades para docentes, investigadores e estudantes guineenses.

Segundo o Ministério, a Guiné-Bissau continuará a trabalhar em estreita colaboração com os Estados-membros do CAMES, parceiros de desenvolvimento e organizações internacionais, com vista à construção de um sistema de ensino superior moderno, inclusivo, inovador e orientado para a produção de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país e para o reforço da integração académica africana.

Amadu Uri Djalo.

Negociações técnicas concluídas; Ormuz nunca será o mesmo


O Irão fez saber que as negociações realizadas na Suíça entre delegações do Irão e dos Estados Unidos foram concluídas com a criação de quatro grupos de trabalho.

Nessa mesma senda, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, declarou que "em consonância com as discussões produtivas que ocorrem na Suíça, o Irão comprometeu-se a garantir o trânsito livre e aberto pelo estreito de Ormuz e a permitir a entrada de inspetores da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) no seu território."

Apesar disso, Teerão afirma que "a administração do estreito de Ormuz nunca mais voltará a ser como era antes da guerra".

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano afirmou hoje que as negociações realizadas na Suíça entre delegações do Irão e dos Estados Unidos foram concluídas com a criação de quatro grupos de trabalho.

"Com base nos acordos alcançados, as futuras negociações serão conduzidas sob a supervisão de um comité de alto nível, com a participação do presidente da Assembleia Consultiva Islâmica e ministro dos Negócios Estrangeiros do nosso país, do primeiro vice-presidente dos Estados Unidos e dos primeiros-ministros do Qatar e do Paquistão", declarou Kazem Gharibabadi, citado pela agência de notícias estatal iraniana IRNA.

noticiasaominuto

segunda-feira, 22 de junho de 2026

A Câmara Municipal continua a sensibilizar os utentes que ocupam os passeios para que entrem no interior do mercado, onde existe espaço disponível. A Câmara apela à compreensão e colaboração de todos os utentes, de modo a garantir uma melhor organização e circulação no local.

APÓS MAIS DE 30 ANOS DE SERVIÇO PÚBLICO, RUI LANDIM ACUSA ESTADO GUINEENSE DE RETER ILEGALMENTE A SUA PENSÃO DE REFORMA


O cidadão e analista político guineense Rui Landim apresentou esta segunda-feira uma queixa-crime contra o Estado da Guiné-Bissau, denunciando o bloqueio e a falta de pagamento da sua pensão de reforma da Administração Pública.
Após a entrega da queixa junto do Ministério Público, o advogado Vailto Barbosa Barreto explicou que a ação judicial foi interposta contra as autoridades do país. Segundo o jurista, não se esperam grandes surpresas quanto à resposta das instituições, tendo em conta o atual contexto político e a situação enfrentada pelo seu constituinte.
Funcionário do Ministério da Educação Nacional durante mais de 30 anos, Rui Landim tem-se destacado, nos últimos anos, como uma das vozes mais críticas do regime em vigor desde 2020.
Para o também analista e advogado Luís Vaz Martins, o bloqueio da pensão de reforma de Rui Landim constitui um atentado à ordem jurídica e aos direitos fundamentais do cidadão.
O coletivo de advogados que representa Rui Landim assegura que continuará a recorrer a todos os mecanismos legais disponíveis, incluindo as mais altas instâncias judiciais, até que a situação seja definitivamente resolvida.

RSM: 22.06.2026