O primeiro-ministro de Transição, Ilídio Vieira Té (IVT), aconselhou esta sexta-feira (26.06) os jovens guineenses a não aceitarem ser instrumentalizados pelos partidos políticos.
Conselho deixado no âmbito da abertura da Semana Internacional da Juventude, que reúne, em Bissau, jovens de diferentes organizações, membros do Governo e corpo diplomático acreditado no país.
Ao presidir ao ato, Ilídio Vieira Té convidou a juventude a envolver-se na busca de soluções para os problemas da Guiné-Bissau.
"Queremos ter um país coeso. Um pais onde nenhuma juventude será instrumentalizada, um país onde os jovens não serão instrumentalizados a queimar o aeroporto, a Assemblesa Nacional Popular (ANP) ou o Ministério da Justiça. isso não é o papel da juventude. A juventude serve para ajudar o país, para mostrar a sua capacidade, os seus valores e contribuir para o desenvolvimento do país. Não deixem que nenhum partido político, ou politico vos instrumentalize, porque vocês não são máquinas para alguém manipular", defendeu Ilídio Vieira Té, que estendeu ainda o seu discurso dirigindo sempre à camada juvenil.
"[Vocês] têm a cabeça para pensar e pés para vos guiar. Nós que estamos aqui, cada um tem o seu filho, quem quer instrumentalizar, que mande o seu filho avançar", vincou.
Para o primeiro-ministro de Transição, os jovens devem manter o foco no essencial e procurar soluções para os problemas da Guiné-Bissau. "Procurar como mudar a vida dos jovens, transformar as bancadas em lugares de capactação, não de problemas", sugeriu antes de se mostrar contra a atitude daqueles que, segundo disse, insultam ou denigrem a imagem do próprio país.
"Não precisamos de quem insulta ou tente denigrir a imagem do próprio país. Cada um de nós tem que provar, com o seu trabalho, aquilo que faz para o bem deste país", inferiu o primeiro-ministro de Transição.
Por CFM




