quinta-feira, 25 de junho de 2026

Primeiro-Ministro Ilídio Vieira Té rendeu homenagem,antigo diretor Geral SIS Armando Marna

Ministerio da Administração Interna presta ultima homenagem a Manjor General Armando Da Costa Marna Diretor Geral dos Serviços de Informação e Segurança "SIS".



COMISSÃO PARA A VENDA DOS TERRENOS DA GUINÉ TELECOM TOMA POSSE E ASSUME MISSÃO DE LIQUIDAR DÍVIDAS AOS TRABALHADORES



A Comissão Ad Hoc encarregada de conduzir o processo de venda dos lotes de terrenos pertencentes à Guiné Telecom, localizados no bairro de Brá, em Bissau, tomou posse esta quinta-feira e assumiu a responsabilidade de garantir que os recursos arrecadados sejam destinados ao pagamento das dívidas do Estado para com os trabalhadores da empresa.
Na cerimónia de empossamento, o secretário-geral do Ministério dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, Lucas Na Sanhá, afirmou que o ato simboliza o compromisso do Governo em encontrar uma solução para um problema que, há vários anos, afeta os funcionários da Guiné Telecom e da Guinetel.
Lucas Na Sanhá classificou a iniciativa como um ato de justiça social, destacando que os trabalhadores aguardam há muito tempo pela regularização dos seus direitos.
Segundo o responsável, os valores resultantes da venda dos terrenos terão como única finalidade o pagamento das dívidas aos funcionários, sublinhando que esta é uma decisão inegociável e que não haverá qualquer outro destino para os recursos arrecadados.
O secretário-geral do Ministério dos Transportes exortou ainda os membros da comissão a conduzirem os trabalhos com rigor, responsabilidade e transparência, de forma a garantir a credibilidade de todo o processo e permitir que os trabalhadores recebam os seus direitos o mais rapidamente possível.
Os trabalhos da comissão arrancam oficialmente a partir de hoje e, no final do processo, será elaborado um relatório a ser entregue ao Estado.
A comissão é presidida por Fernando Augusto Esteves, representante da administração da Guiné Telecom e da Guinetel. Integram igualmente o órgão representantes do Ministério dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, da Presidência do Conselho de Ministros, da Secretaria de Estado do Património do Estado, dos trabalhadores da Guiné Telecom e da Guinetel, bem como da Câmara Municipal de Bissau.

RSM: 25 06 2026

PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE CARTAS CREDENCIAIS DO EMBAIXADOR DA REPÚBLICA TURQUIA.



O Presidente da República da Guiné-Bissau, General de Exército Horta Inta, recebeu hoje, em cerimónia solene no Palácio da República, as Cartas Credenciais do Embaixador da República da Turquia, Senhor Mehmet Kahyaoglu.

A cerimónia reafirmou a excelência das relações diplomáticas, políticas e comerciais entre a Guiné-Bissau e a Turquia, país que, nos últimos anos, se tem afirmado como um importante parceiro de desenvolvimento, com uma cooperação cada vez mais sólida em diversos domínios.

Na ocasião, o Embaixador Mehmet Kahyaoglu reiterou o compromisso de trabalhar para o contínuo fortalecimento das relações bilaterais, aprofundando os laços de amizade, cooperação e benefício mútuo entre os dois Estados.

Bissau, 25 de junho de 2026







EXCLUSIVO! A DELEGAÇÃO DO COMITÉ DOS CHEFES DE ESTADO-MAIOR DA DEFESA DA CEDEAO (CCDS) REJEITA AS FALSAS ALEGAÇÕES DE SUBORNO DURANTE MISSÃO OFICIAL À GUINÉ-BISSAU

«Coreia do Sul!» (...) Tivemos oportunidade de encontrar uma amiga, a Senhora Rebeca R. Gryspan, Candidata a Secretaria Geral das Nações Unidas, no fórum para PAZ DE JEJUN.


«Macky Sall» No Fórum Jeju pela Paz e Prosperidade, tive a honra de participar do painel "Reinventando o Multilateralismo" dia 25 de junho. Salientei aí a necessidade de restaurar a confiança no multilateralismo e na ONU, bem como o papel essencial do Secretário-Geral como construtor de pontes e catalisador da cooperação. Também sublinhei a resiliência como princípio orientador da próxima agenda mundial. Agradeço calorosamente à República da Coreia pelo convite.

Macky Sall