sexta-feira, 26 de junho de 2026

IVT: "Queremos um país coeso, onde nenhuma juventude será instrumentalizada"


O primeiro-ministro de Transição, Ilídio Vieira Té (IVT), aconselhou esta sexta-feira (26.06) os jovens guineenses a não aceitarem ser instrumentalizados pelos partidos políticos.
Conselho deixado no âmbito da abertura da Semana Internacional da Juventude, que reúne, em Bissau, jovens de diferentes organizações, membros do Governo e corpo diplomático acreditado no país.
Ao presidir ao ato, Ilídio Vieira Té convidou a juventude a envolver-se na busca de soluções para os problemas da Guiné-Bissau.
"Queremos ter um país coeso. Um pais onde nenhuma juventude será instrumentalizada, um país onde os jovens não serão instrumentalizados a queimar o aeroporto, a Assemblesa Nacional Popular (ANP) ou o Ministério da Justiça. isso não é o papel da juventude. A juventude serve para ajudar o país, para mostrar a sua capacidade, os seus valores e contribuir para o desenvolvimento do país. Não deixem que nenhum partido político, ou politico vos instrumentalize, porque vocês não são máquinas para alguém manipular", defendeu Ilídio Vieira Té, que estendeu ainda o seu discurso dirigindo sempre à camada juvenil.
"[Vocês] têm a cabeça para pensar e pés para vos guiar. Nós que estamos aqui, cada um tem o seu filho, quem quer instrumentalizar, que mande o seu filho avançar", vincou.
Para o primeiro-ministro de Transição, os jovens devem manter o foco no essencial e procurar soluções para os problemas da Guiné-Bissau. "Procurar como mudar a vida dos jovens, transformar as bancadas em lugares de capactação, não de problemas", sugeriu antes de se mostrar contra a atitude daqueles que, segundo disse, insultam ou denigrem a imagem do próprio país.
"Não precisamos de quem insulta ou tente denigrir a imagem do próprio país. Cada um de nós tem que provar, com o seu trabalho, aquilo que faz para o bem deste país", inferiu o primeiro-ministro de Transição.

Por CFM

INCÊNDIO VOLTA A FAZER ESTRAGOS: FOGO CONSOME TABERNA HISTÓRICA EM MISSIRA DURANTE A MADRUGADA



Os casos de incêndio continuam a provocar prejuízos avultados aos comerciantes na cidade de Bissau. Na madrugada desta sexta-feira, um dos mais antigos estabelecimentos comerciais do bairro de Missira, pertencente a cidadãos mauritanos, foi consumido pelas chamas.

O sinistro ocorreu por volta da 1 hora da manhã, quando o proprietário e outras sete pessoas se encontravam a dormir no interior do estabelecimento. Segundo informações recolhidas pela Rádio Sol Mansi, os ocupantes foram surpreendidos por fortes estalos e pela rápida invasão de fumo nos quartos onde repousavam.

Apesar do susto, todos conseguiram abandonar o local a tempo e sem sofrer qualquer ferimento. As causas do incêndio ainda não foram oficialmente apuradas, mas suspeita-se que um curto-circuito possa estar na origem do fogo.

O incêndio causou elevados prejuízos materiais e financeiros. Embora uma parte do dinheiro proveniente das receitas do estabelecimento tenha sido salva, uma quantia não revelada foi consumida pelas chamas. Praticamente todos os géneros alimentícios armazenados no interior do espaço foram destruídos.

Em declarações à Rádio Sol Mansi, o proprietário afirmou ter sido apanhado de surpresa pelo incidente e explicou que tudo aconteceu de forma repentina. Segundo o comerciante, os ocupantes aperceberam-se do incêndio após ouvirem fortes rebentamentos e notarem a entrada de grandes quantidades de fumo nos quartos. Até ao momento, desconhecem a origem exata do sinistro.

Os Bombeiros foram acionados e conseguiram controlar o fogo, evitando que as chamas se propagassem para outras estruturas nas proximidades.

RSM: 26 06 2026

Ministério de Saúde Publica disponibiliza motorizadas à Serviços de Saúde Militar.


O Ministério de Saúde Publica através do seu ministro Dr. Quinhin Na N´Tote, doou três motorizadas de marca Yamaha DT 125 RGB ao Divisão Central dos Serviços de Saúde Militar. A entrega foi efetuada no Estado-Maior General das Forças Armadas no dia 25 de junho de 2026.

Segundo as declarações do Ministro, o ato insere-se no domínio da pareceria civil e militar para o fortalecimento do sistema de saúde nas zonas militares. Afirma que esta iniciativa mostra mais uma vez que a saúde pública é uma responsabilidade de todos, e que a cooperação entre diferentes atores do Estado constitui um elemento fundamental para a garantia e proteção do bem-estar das populações.
“As motorizadas entregues representam um importante reforço operacional para equipas envolvidas na vigilância epidemiológica, na investigação e no rastreio de caso suspeito durante situação de emergência sanitário”, afirma Na N´Tote acrescentando que, é fundamental que a Guiné-Bissau mantenha um sistema de alerta precoce forte e de uma capacidade de resposta rápida e eficácia.

Realça a parceria entre Ministério de Saúde Pública e as Forças Armadas com resultados encorajadores na mobilização comunitária, na vigilância sanitária e na resposta a emergência de Saúde Pública.
O governante, justifica que a doação foi possível graças ao apoio contínuo dos parceiros técnicos e financeiros que têm acompanhado os esforços do governo da Guiné-Bissau e das FA na consolidação de sistema nacional de saúde.

Agradece a disponibilidade permanente das Forças Armadas na cooperação com o Ministério da Saúde Pública nas ações de interesse nacional, e garante que estes meios disponibilizados, vão contribuir para a maior eficácia das missões conjuntas e capacidade de repostas perante uma eventual ameaça da Saúde Pública.

Texto: 2º Sargento Demba Djau
Foto: Alferes Joaquim F da Costa
IM/FA 26.06.2026

Foram ontem apresentados, no Centro Cultural Português em Bissau (CCP), os resultados do projeto _Saúde a Sorrir_, que durante dois anos promover a educação para a saúde e Bissau, Cacine e no Arquipélago dos Bijagós.

 
Implementado pelas ONGD portuguesas *Mundo A Sorrir* e *Helpo*, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e do _International College of Dentists_ (ICD), o projeto envolveu mais de 3.000 alunos, mais de 100 professores e 20 comunidades escolares.

Foram realizadas ações nas áreas de saúde oral, nutrição, saúde mental, saúde sexual e reprodutiva e saúde ambiental, deixando conhecimento, competências e capacidades reforçadas para continuar a melhorar a saúde e o bem‑estar em várias comunidades na Guiné-Bissau.

Câmara de comércio: Salários em atraso e cortes de regalias geram revolta de trabalhadores




Os trabalhadores da Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau (CCIAS) ameaçam paralisar os serviços nos próximos dias, caso o patronato não regularize os salários em atraso e não melhore as condições de trabalho.

A ameaça foi tornada pública esta sexta-feira, 26 de junho de 2026, durante uma conferência de imprensa, pelo porta-voz do sindicato, Mamasaliu Djaló, que afirmou que a situação já ultrapassou todos os limites.

O sindicalista exigiu o pagamento de 21 meses de salários em atraso, bem como a melhoria das condições de trabalho no seio da instituição.

Segundo Mamasaliu Djaló, desde que o atual presidente interino assumiu funções, os funcionários não receberam sequer um mês de salário.

“Várias regalias foram retiradas aos trabalhadores. A CCIAS, além das receitas provenientes da emissão de certificados de origem e das taxas de importação, dispõe de outras fontes de rendimento. Ainda assim, não recebemos subsídios”, denunciou.

Mamasaliu Djaló acusou ainda a atual direção interina de ter feito várias promessas que nunca foram cumpridas.
“Foi a partir desse momento que começámos a enviar correspondências a diferentes órgãos sociais, sobretudo à direção, mas nunca obtivemos qualquer resposta”, afirmou.

Perante esta situação, o sindicato dos trabalhadores da CCIAS apelou à intervenção urgente do Governo, para esclarecer as razões do não pagamento dos salários.

Por fim, o porta-voz revelou que a instituição deixou de efetuar contribuições para a segurança social desde 2025, por motivos desconhecidos. Acrescentou ainda que muitos trabalhadores estão doentes e outros já faleceram, sem que haja meios para comprovar formalmente essas situações.

Por: Carolina Djemé
odemocratagb.

Política e justiça marcam a semana nos PALOP

 

São Tomé, capital são-tomense. © Neidy Ribeiro

A semana fica marcada pela instabilidade política em São Tomé e Príncipe, pela eleição de Venâncio Mondlane para a liderança do Anamola, em Moçambique, pela acusação formal do general Higino Carneiro, em Angola, pelas críticas à reduzida representação feminina no novo Governo de Cabo Verde e pelo desmentido da CEDEAO sobre alegadas tentativas de suborno durante uma missão à Guiné-Bissau.

Em São Tomé e Príncipe, o Conselho Nacional da ADI marcou para 26 de Julho o congresso do partido. A decisão é contestada pelo actual primeiro-ministro, Américo Ramos, que reafirmou a sua candidatura à presidência da formação política.

Ainda no arquipélago, o Tribunal Constitucional confirmou a rejeição da candidatura do empresário e político Domingos Monteiro às eleições presidenciais de 19 de Julho, por considerar que nenhum dos seus pais é são-tomense. Permanecem na corrida cinco candidatos: o antigo primeiro-ministro Jorge Bom Jesus, o líder parlamentar da ADI, Nito D'Abreu, o actual Presidente da República, Carlos Vila Nova, e os juristas Miques João Bonfim e Eugénio Tiny. Segundo dados provisórios da Comissão Eleitoral Nacional, estão inscritos 142.298 eleitores, mais cerca de 19 mil do que nas eleições de 2022.

Em Moçambique, Venâncio Mondlane foi eleito presidente da Aliança Nacional por um Moçambique Livre e Autónomo, Anamola. Em entrevista à RFI, afirmou que pretende transformar a nova força política no maior partido da história democrática do país até 2029 e anunciou ainda a criação de uma "Escola Anamola". Entretanto, as autoridades moçambicanas repatriaram, nos últimos dias, mais de duas centenas de cidadãos do Malawi que tinham entrado ilegalmente no país para fugir aos ataques xenófobos na África do Sul.

Em Angola, o general Higino Carneiro foi formalmente acusado pela Procuradoria-Geral da República dos crimes de peculato e branqueamento de capitais, alegadamente cometidos quando exerceu funções de governador do Cuando Cubango. A defesa afirma não ter sido notificada e acusa o Ministério Público de violar o segredo de justiça, considerando que o processo procura travar as ambições políticas do também candidato à liderança do MPLA.

Ainda em Angola, o Tribunal da Comarca de Luanda iniciou o julgamento do influenciador digital Gerson Quintas, conhecido como "Man Genas", acusado de ofensas ao Presidente da República e de declarações dirigidas a altas patentes da Polícia Nacional. As alegadas ofensas foram proferidas quando se encontrava em Moçambique, de onde foi deportado em Fevereiro de 2024 por situação migratória irregular.

Em Cabo Verde, os partidos da oposição e a presidente da Rede das Mulheres Parlamentares criticam a composição do novo Governo liderado pelo primeiro-ministro Francisco Carvalho, apontando a reduzida representação de mulheres e jovens nos principais cargos de decisão.

Na Guiné-Bissau, a CEDEAO desmentiu as alegações de uma tentativa de suborno a membros da sua mais recente missão oficial ao país. A organização classificou as acusações como falsas e sem qualquer fundamento, depois de notícias divulgadas nas redes sociais e replicadas por vários órgãos de comunicação social darem conta de uma alegada entrega de cerca de 22 mil euros no quarto de hotel de um dos membros da missão. A delegação esteve na Guiné-Bissau entre 19 e 23 de Junho para acompanhar a implementação do mandato revisto da Missão de Apoio à Estabilização no país.

Por: RFI

«COMUNICADO» No quadro da extensão da rede de média tensão, a Direção Geral da Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau -EAGB, S.A através da Direção de Eletricidade vem pelo presente informar a todos os seus estimados clientes que, está programada a corte no fornecimento de eletricidade para a execução do referido trabalho.



Para o efeito, segue os seguintes detalhes:
DATA: 23.06.2026
DIA DE SEMANA: Terça-feira
HORÁRIO: das 09:00h à 16h:00h
Bairro afetado:
Bôr
Quelele
Cuntum
Cumura
Pefine de Areia
Gardete
Para mais informações, contacte a Empresa através do Número 95 651 20 20
A EAGB agradece desde já a sua compreensão.