quinta-feira, 11 de junho de 2026

Cerimónia de abertura acabou, segue-se o México-África do Sul



Depois da espera, o Mundial2026 está muito perto de começar com a inauguração a acontecer no México, um dos países anfitriões. Será o Estádio Azteca a abrir as portas para o início da tão aguardada competição para a primeira jornada da fase de grupos.

O jogo de inauguração vai ter como protagonistas a seleção mexicana e a África do Sul, a partir das 20 horas. Contudo, antes do futebol, é tempo para assistir à cerimónia de abertura que promete muita música e festa.

Só que o Mundial vai começar com dose dupla, já que vai haver mais um jogo, a partir das 3 horas da manhã de sexta-feira. As duas seleções que vão entrar em campo serão as restantes do Grupo A, ou seja, a Coreia do Sul e a República Checa, no Estádio Akron, no México.

A Ministra realizou visitas de trabalho às diferentes estruturas e direções da instituição, com o objetivo de reforçar a coordenação interna, identificar desafios operacionais e avaliar prioridades para a modernização administrativa e diplomática do Ministério.





Mais do que um exercício protocolar, estas visitas representam um compromisso com uma cultura institucional assente na escuta, na eficiência e na valorização dos recursos humanos do Estado.
Uma diplomacia forte começa por instituições fortes.
#GuineBissau #Diplomacia #MNECIC #ServiçoPúblico #ModernizaçãoDoEstado #Governação #RelaçõesInternacionais #DiplomaciaEmAção #InstituiçõesFortes #AdministraçãoPública #CooperaçãoInternacional


CNT aprova a Lei de Ordenamento Territorial e Urbanístico da Guiné Bissau.



Sob a iniciativa do Governo através do Ministério das Obras Públicas, Construções e Urbanismo, o Concelho Nacional de Transição (CNT) aprova Proposta-Lei de Ordenamento Territorial e Urbanístico.

A votação saudada pelo Presidente do CNT, Major General Tomás Djassi, teve lugar no dia 9 do mês de maio do ano corrente durante a Plenária da IIª Sessão Ordenaria do ano Legislativo 2025/2026 que transcorre nas instalações da Assembleia Nacional Popular "Palácio Colinas de Boé".

IM/FA 10.06.2026

DIREÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DE OIO ENTREGA 474 BICICLETAS A AGENTES DE SAÚDE COMUNITÁRIA



A Direção Regional de Saúde de Oio procedeu à entrega de 474 bicicletas destinadas aos agentes de saúde comunitária dos cinco setores da região, numa iniciativa apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em colaboração com o Governo da Guiné-Bissau.

As bicicletas têm como objetivo facilitar a mobilidade dos agentes de saúde comunitária, permitindo-lhes chegar com maior rapidez e eficiência às diferentes localidades onde prestam assistência às populações, sobretudo nas zonas mais distantes e de difícil acesso.

Durante a cerimónia de entrega, o administrador do setor de Mansoa, Aliu Culubali, agradeceu às entidades que tornaram possível a doação e destacou a importância do gesto para o fortalecimento dos serviços de saúde na região.

Segundo o responsável, os meios disponibilizados irão contribuir significativamente para melhorar o trabalho dos agentes de saúde comunitária e reforçar a colaboração destes profissionais com a Direção Regional de Saúde de Oio.

Por sua vez, o diretor regional de Saúde de Oio, Enso Mendes da Costa, apelou aos beneficiários para que façam um uso responsável das bicicletas.

A iniciativa insere-se nos esforços conjuntos do UNICEF e do Governo para reforçar o sistema de saúde comunitária e melhorar o acesso das populações aos serviços básicos de saúde na região de Oio.

RSM: 11 06 202

TEMPO NA DA RESPOSTA... NIGGA GATIS CONFIRMADO "MANSOA CIDADE B"



Nigga Gatis (nome verdadeiro: Juel Da Silva) é um cantor e artista natural de Mansoa (Guiné-Bissau), atualmente a viver no Barreiro, Portugal, que representa a nova geração da música guineense.

Com um estilo musical versátil e universal, distingue-se pela sua voz única e pelas melodias envolventes.

  • Percurso: Iniciou a sua caminhada em 2016 integrado no movimento BR Family.
  • Identidade: Conhecido também como Mr. Generation, tem como missão representar a sua origem e a sua época, mantendo sempre a sua autenticidade.
  • Músicas: Destacam-se os seus trabalhos como "Ami i di Guiné" (em parceria com Pensador Jr e J-Maica).

  • CNT diz que Guiné-Bissau não manifestou o interesse de reintegrar na CPLP

    (ANG) – O Conselho Nacional de Transição (CNT) afirmou esta quarta-feira que a Guiné-Bissau não manifestou interesse em regressar à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), considerando que a organização deixou de representar os interesses dos seus Estados-membros e passou a servir objetivos geopolíticos de Portugal.

    A posição foi divulgada através de um comunicado oficial apresentado em Bissau pelo porta-voz do CNT, Fernando Vaz, em resposta às recentes declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel.

    Numa recente declaração à imprensa portuguesa, Paulo Ranger manifesta apoio da CPLP a realização de novas eleições na Guiné-Bissau e pediu a libertação de Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC.

    No comunicado, o órgão legislativo de transição sustenta que a soberania da Guiné-Bissau foi conquistada pelo próprio povo durante a luta de libertação nacional e que, por isso, não necessita da aprovação ou legitimação de organizações internacionais para definir o seu percurso político.

    O CNT destacou igualmente que os processos eleitorais realizados no país foram financiados maioritariamente pelo Orçamento Geral do Estado, contrariando a ideia de dependência externa.

    A entidade garante que as próximas eleições seguirão o mesmo modelo, sendo organizadas e financiadas pelas autoridades nacionais.

    Segundo o comunicado, a capacidade de assegurar os custos eleitorais demonstra a autonomia do Estado guineense e a sua determinação em exercer plenamente as responsabilidades inerentes à sua soberania.

    O órgão criticou ainda a decisão da CPLP de suspender a Guiné-Bissau, classificando-a como uma medida contrária aos estatutos da organização e adotada sem o devido consenso entre os Estados-membros.

    Em reação às declarações do chefe da diplomacia portuguesa sobre uma eventual reavaliação da suspensão, o CNT diz que tal posição revela uma postura de ingerência nos assuntos internos do país e uma visão que desrespeita a autodeterminação nacional.

    O comunicado acusa também Portugal de procurar influenciar questões políticas e judiciais da Guiné-Bissau, advertindo que qualquer tentativa de interferência externa será rejeitada pelas autoridades de transição.

    Na conclusão da nota, o Conselho Nacional de Transição reafirma que o futuro político do país deve ser decidido exclusivamente pelos cidadãos e pelas instituições nacionais, defendendo um caminho baseado na independência, soberania e autodeterminação do povo guineense.

    ANG/MI/ÂC//SG

    Governo anuncia nova tabela de preços de venda de pescado a ser praticado por pescadores e vendedeiras

    (ANG) – O Governo de Transição anunciou , terça-feira, uma nova tabela de preço de venda de diferentes espécies de peixes, a ser praticado por pescadores e vendedeiras no mercado nacional.

    De acordo com o despacho do gabinete do ministro da Comunicação Social enviado à ANG, o Executivo informa que a espécie denominada de “Bica” tipo G, que custava 4.500 francos CFA, vai passar a custar 3 mil fcfa nas mãos das vendedeiras, e estas passam a comprar essa junto dos pescadores ao preço de 2.610 francos CFA,o quilo.

    “Bica” do tipo – M vai passar a ser vendida por 3.500 mil francos, em vez de 4 mil que custava antes e deve ser comprada junto ao pescador por 3.040 francos CFA.

    Eis o preçário de algumas espécies de peixes no mercado nacional:

    “Sinapa tipo – G vai passar a custar 2.447,5 francos CFA por quilo junto aos pescadores e 2.650 francos nos mercados, a do tipo – M passa a ser adquirida por 2.400 francos por cada quilo nas mãos dos pescadores e 2.447,5 francos nos diferentes mercados.

    “Simpote” tipo-G vai custar a partir de agora 2.447,5 junto ao pescador e 2.650 francos CFA nos mercados, e do tipo –M passa a ser vendido por 2 mil francos pelos pescadores e nos mercados vai custar 2300 francos CFA.

    “Carapau” vai passar a custar 1.500 junto dos pescadores e nos mercados 1.750 francos por quilo, “Esquilão” de mar tipo-G vai passar a custar 1.250 francos cfa, o quilo junto aos pescadores e 1.500 francos nos mercados”, refere o despacho .

    O “Esquilão” de mar do tipo –M, vai passar a ser adquirido pelas vendedeiras nas mãos dos pescadores por 1000 francos CFA e vendido nos mercados por 1.250 francos CFA por quilo, peixe tipo “Djafal” vai passar a custar 500 francos por quilo junto ao pescador e 800 francos CFA, por quilo nos mercados, “Bagre” –G vai ser vendido a 1.500fcfa pelos pescadores e nos mercados 1.750 fcfa cada quilo, enquanto que o do tipo –M vai custar 1005 francos CFA e vendida nos mercados por 1.750 francos CFA.

    “Sareia” vai passar a custar 1.500 junto aos pescadores e vendidos 1750 francos CFA nos diferentes mercados, “Tainha” –G vai passar a custar 1400fcfa junto aos pescadores e vendido 1.650 francos CFA por quilo nos mercados, enquanto que o do tipo-M, será vendido pelos pescadores por 1.245 francos CFA e nos mercados por 1.250 franco.

    “Peixe Manchado” custa agora 1.400 francos CFA junto aos pescadores e é vendido no mercado por 1.650 francos CFA.

    A nota informa ainda que o “Garopa” –G passa a ser comprado por 2.447,5 francos CFA por quilo junto aos pescadores e vendido por 2.650 francos CFA nos mercados, e a do tipo –M será adquirido pelo mesmo preço nas mãos dos pescadores e vendida por 2400 francos CFA por quilo nos mercados, enquanto que a “Bentana” de tipo –G vai ser vendido por 2.447,5 francos CFA pelos pescadores e 2.650 francos nos mercados, e a do tipo-M passa a custar 1.750 francos CFA por quilo junto aos pescadores e 2 mil francos cfa nos mercados.

    ANG/MSC/ÂC//SG