terça-feira, 26 de março de 2024

Djurtus: GUINÉ-BISSAU VENCE SUDÃO E BOA MORTE ALCANÇA A PRIMEIRA VITÓRIA

A seleção nacional de futebol da Guiné-Bissau venceu hoje a sua congénere de Sudão por 2 a 1, em partida amistosa de preparação entre as duas seleções africanas, realizada em Marrocos, importante para o novo selecionador nacional, o português Luís Boa Morte, que conseguiu a sua primeira vitória a frente da seleção nacional.

Os golos da Guiné-Bissau foram apontados por intermédio de Toni Brito Silva e Famara. O jovem Famara, que joga em Portugal, foi um dos jogadores em destaque desta partida e deixou encantado o selecionador nacional.

Boa Morte, que recentemente foi contratado pela Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) para os próximos três anos, conseguiu realizar dois jogos nesta data FIFA contra a seleção do Sudão para analisar os seus jogadores para as futuras competições oficiais da Guiné-Bissau, nomeadamente a qualificação para o Mundial 2026 e a qualificação para o próximo Campeonato Africano das Nações (CAN’2025).

Embora no primeiro jogo realizado no passado 22 de março, a Guiné-Bissau tenha perdido por 1 a 0, os rapazes comandados pelo novo técnico português foram superiores ao adversário. Os “Djurtus” não conseguiram todos os dois jogos devido a falha dos seus atacantes no primeiro jogo.

Neste segundo jogo, o capítulo da finalização funcionou muito bem e permitiu à seleção fazer dois golos que lhe permitiram somar uma vitória nesta partida amigável assistida pelo presidente FFGB, Carlos Mendes Teixeira “Caíto” e um grupo de estudantes guineenses residentes em Marrocos.

Após fracasso da Guiné-Bissau no último CAN, que decorreu entre janeiro e fevereiro de 2024, que culminou com a saída do então selecionador nacional, Baciro Candé, a seleção nacional está agora na nova etapa do seu conjunto com objetivo de melhorar os resultados na fase final do CAN.

O novo selecionador da Guiné-Bissau, o luso-sãotomense, fez regressar ao time nacional vários jogadores que estavam fora de opções do anterior selecionador, nomeadamente Toni Brito Silva, Bura, Mamadu Samba Candé e Jardel.

Embora tenha sido apresentado de forma oficial aos guineenses, o novo selecionador nacional transmitiu aos jornalistas, no final da partida, que gostou da exibição dos pupilos nacionais durante a partida.

A partida entre as duas seleções ficou marcada pela estreia oficial de dois jogadores com a camisola da Guiné-Bissau. Trata-se do defesa central Tidjane Badjana, que disputou os dois jogos de forma titular e o guardião Fernando Embadjé, que jogou neste segundo jogo.

De salientar que o novo selecionador de futebol da Guiné-Bissau assinou um contrato válido por três anos com a FFGB, que entra em vigor no dia 01 de junho do ano em curso.

Luis Boa Morte, será o quinto treinador português a orientar a seleção de futebol da Guiné-Bissau depois de Guilherme Farinha, Luís Norton de Matos, Carlos Manuel que orientou “os Djurtus” uma única vez, num jogo contra os Camarões e Paulo Torres.

No mês de junho do ano em curso, a Guiné-Bissau vai realizar a dupla jornada, ou seja, a terceira e quarta jornada da fase do apuramento para o próximo Campeonato do Mundo. Na terceira jornada a seleção nacional vai defrontar a Etiópia e na quarta jornada defrontará apoderosa seleção do Egipto.

Inserido no grupo A da zona africana de apuramento para o Mundial’2026, a Guiné-Bissau empatou a 1-1 na jornada inaugural com o Burkina Faso e venceu na segunda jornada a seleção do Djibuti por 1 a 0, graças ao golo de Mauro Rodrigues.

A Guiné-Bissau ocupa a segunda posição juntamente com a seleção do Burkina Faso, ambos com quatro pontos, a dois do líder Egito, que tem 6 pontos. Serra Leoa e Etiopiaocupam quarto e quinto lugar, ambos com um ponto cada.

O Djibuti é sexto e último posicionado, ainda sem qualquer ponto somado.

O primeiro classificado de cada um dos nove grupos de qualificação da zona africana apura-se para a fase final do torneio, podendo o segundo posicionado disputar um play-off.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário