sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Energia/Ministro reconhece insuficiência de 15 furos profundos da água para o abastecimento na cidade de Bissau

Bissau, 29 Dez 22 (ANG) - O ministro da Energia e Indústria, Augusto Poquena disse haver 15 furos profundos da água para o abastecimento regular na cidade de Bissau, mas que não são suficientes para cobrir toda a capital.

A informação vem expressa no relatório de balanço de actividades levadas a cabo pelo Ministério da Energia e Indústria, entre Junho e Dezembro de 2022, enviado hoje à ANG.

Segundo o relatório, durante esse período foram realizadas reparações de avarias dos cabos elétricos e de postos de transformação da energia, feitos acompanhamentos dos projetos geridos por unidades de gestão externa, para além da reorganização da direção de eletricidade e preparativos de assinatura do protocolo de serviços de transporte da energia do Organismo de Integração à Vocação Subregional (OMVG) para subestação de Saltinho.

O documento refere que, através da Direção Geral de Indústria,foi assinado um protocolo de acordo conjunto entre o Ministério da Energia e Industria e o das Finanças sobre a qualidade de alimento a entrar no país.

Indica que outras ações levadas a cabo durante 2022 prestes a terminar, prendem-se com a participação do Diretor Geral da Indústria na Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) sobre a promoção dos produtos industriais, em companhia da Associação das Mulheres de Atividade Económica(AMAE-GB), e realização da reunião com os panificadores no sentido de se melhorar a qualidade de produção de pão.

O relatório elenca as diligências realizadas junto da Organização das Nações Unidas Para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) para a obtenção de financiamentos para atualização da legistação industrial e a política de industrialização que está a ser analisada pela UNIDO.

Em relação a Direção Geral de Propriedade Industrial, o relatório refere que foram realizadas um Workshop de formação e capacitação sobre a noção de Propriedade Intelectual (PI) e a importância da proteção de patentes e modelos de utilidade, para estudantes, universidades, centros de pesquisa em Prabis/Biombo.

A Exposição sobre Panu di Penti da Guiné-Bissau (Patrimonio Cultural Tradicional Nacional) em colaboração com Associação Ñacionalde de Tecelões seguido do Workshop sobre a sua importância na área do artesanato, na sede da OAPI em Bissau, foi outra actividade realizada.

Em relação a Fundação Guineense para o Desenvolvimento Empresarial FUNDEI foram realizadas a formação de formadores na transformação de produtos locais , a formação de formadores especializados em nutriçao e transformação de produtos agrícolas, assim como a formação de especialistas em caju .

Conosaba/ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário