quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Eleições legislativas : CIPRIANO CASSAMÁ DIZ QUE CADUCIDADE DA CNE É “ASSUNTO ENCERRADO”


O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, afirmou que a caducidade da Comissão Nacional de Eleições “é um assunto encerrado”, porque os seis partidos representados no Parlamento dissolvido em maio deste ano não conseguiram chegar a um consenso.

“Tanto para mim como para o Presidente da República, esse assunto está encerrado. Não há nenhuma possibilidade desses partidos encontrarem uma solução consensual, nem por via da lei, nem por consenso, portanto esse é o nosso entendimento”, afirmou, à saída do encontro com Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, a quem foi entregar o relatório das auscultações aos partidos políticos.

Cipriano Cassamá lamentou que a Comissão Permanente da ANP não tenha poder para convocar uma sessão extraordinária para eleger o presidente da CNE, por o Parlamento estar dissolvido.

O Presidente da Assembleia Nacional Popular reuniu-se, em separado, entre os dias 06 e 07 de dezembro, em Bissau, com os partidos com assento parlamentar para discutir questão da “caducidade” da Comissão Nacional de Eleições e depois promoveu dois encontros conjuntos sobre a mesma matéria, mas nenhum resultado satisfatório foi encontrado.

O secretariado executivo da CNE entrou em caducidade desde abril deste ano e está há mais de 5 meses sem um Presidente, na sequência da renúncia do então presidente, José Pedro Sambú, atual Presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

Por: Filomeno Sambú
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário