sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Governo da Guiné-Bissau interdita pesca durante todo mês de janeiro

Governo lança campanha de período de repouso biológico nas águas territoriais da Guiné-Bissau sob o lema "Nô dá oi Balur a Nô Pis ku nô Mar".
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Nabiam, anunciou hoje que durante todo o mês de janeiro próximo será interdita a pesca artesanal e industrial nas águas territoriais e sob jurisdição do país, para proteção das espécies marinhas.

A decisão faz parte de uma campanha de proteção dos recursos haliêuticos denominada este ano "No dá balur a No Pis Ku no Mar" (Valorizemos o nosso peixe e o nosso mar) e decretada pelo Governo a partir de 2021 para proibir a pesca artesanal e industrial no início de cada ano civil.

No seu discurso da abertura da campanha, o primeiro-ministro guineense destacou ser responsabilidade da atual geração "tomar medidas para garantir que as futuras gerações irão usufruir dos recursos do mar" do país.

"Solicito a colaboração de todos os atores públicos e privados, bem como de parceiros bi e multilateral que intervêm no setor das pescas para o sucesso desta opção estratégica do Governo", declarou Nuno Nabiam.

O ministro das Pescas, Orlando Viegas, enalteceu a importância da iniciativa, aprovada em conselho de ministros de 02 de dezembro de 2021, devido ao facto de o setor "contribuir significativamente" para a economia do país, disse.

Durante o período do repouso biológico, as Forças Armadas reforçam o patrulhamento diário às águas territoriais do país e qualquer navio apanhado na pesca artesanal ou industrial é escoltado até Bissau onde o armador "sujeita-se ao pagamento de uma multa pesada", refere o Ministério das Pescas.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário