quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Lesmes Monteiro: “JUVENTUDE DEVE ASSUMIR A SUA RESPONSABILIDADE GERACIONAL DE FORMA SÉRIA”

O presidente do Partido Luz da Guiné-Bissau (PLGB), Lesmes Mutna Freire Monteiro, defendeu que a juventude deve assumir a sua responsabilidade de forma séria, para provar ao mundo que é possível ter uma Guiné-Bissau diferente.

O político fez essa chamada de atenção esta quinta-feira, 22 de dezembro de 2022, no lançamento oficial do Partido Luz da Guiné-Bissau (PLGB), reconhecendo, porém, que será um desafio muito difícil.

“A juventude quer assumir, desta vez, a liderança do país, porque o sistema implantado facilita apenas um exercício do poder político para a usurpação de recursos do Estado com vista à satisfação de interesses pessoais”, frisou, alertando que os jovens devem criar oportunidades e despertar mentes.

“Chegou a hora da luta, uma luta justa para o bem-estar dos guineenses”, afirmou Lesmes Monteiro, para quem “é imperativo uma mudança da atual classe política, porque o foco das atuais autoridades não tem sido a discussão de ideias, de projetos para o desenvolvimento do país, mas sim, guerras para ter acesso ao poder e controlar os recursos do Estado.

“Não há nenhum projeto da atual classe política guineense para reunir esforços para uma agenda nacional e a população continua a sofrer por causa das brigas pessoais dominadas por egos, intrigas e ódio”, criticou.

Segundo o líder do PLGB, a atual classe política provou que não é capaz de fazer face às problemáticas que o mundo está a enfrentar, nomeadamente a globalização, a corrida às novas tecnologias e a valorização do saber.

“Temos partidos que nem sequer elegem a educação como a prioridade, que rejeitam pastas sociais com o fundamento de que são instituições que geram greves”, lamentou, lembrando que a Guiné-Bissau é um dos países com a maior taxa de mortalidade materna e infantil e um dos piores no índice do desenvolvimento humano.

Por: Noemi Nhanguan
Foto: N.N
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário