segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

ATUALIDADE Eleições legislativas: PRIMEIRO-MINISTRO REVELA QUE HÁ INTENÇÕES DE CRIAR BLOQUEIO AO PROCESSO ELEITORAL

O primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian, revelou esta segunda-feira, 19 de dezembro de 2022, que há intenção de alguns partidos em provocar algum bloqueio nas negociações à volta da Comissão Nacional de Eleições para assumir a presidência da CNE e o posto do secretário executivo do órgão, portanto “há toda uma confusão na mesa das negociações”.

Nuno Gomes Nabian fez esse alerta à saída de uma audiência com o presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, com quem disse ter analisado propostas dos partidos políticos representados na ANP dissolvido em maio, sobre a composição do secretariado executivo do órgão responsável pela gestão do processo.

Defendeu, aos jornalistas, que é fundamental conjugar esforços para que a data de 4 de junho seja exequível e que as eleições sejam realizadas com maior brevidade possível.

“É fundamental conjugarmos esforços para que a data de 4 de junho seja exequível. Convidou-me para vir cá na qualidade de primeiro-ministro, mas sou líder de uma formação política e a posição do nosso partido já foi transmitida por Augusto Gomes. APU-PDGB defendeu a continuidade dos atuais elementos do secretariado executivo da Comissão Nacional de Eleições”, lembrou.

O Chefe do governo elogiou a iniciativa da Assembleia Nacional Popular em reunir os partidos políticos para encontrar um consenso, defendendo que é fundamental garantir que a data de 4 de junho não se fracasse.

“Cada partido tem o seu argumento, mas era preciso que não divulgássemos para garantir que o processo continue a desenrolar normalmente, até porque a CNE já está a fazer o seu trabalho”, defendeu.

Reunido com Cipriano Cassamá sobre a mesma matéria, José Pedro Sambú, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, disse que se limitou apenas a ouvir e receber informação do Presidente da Assembleia Nacional Popular.
Solicitado para falar do que foi abordado durante encontro, José Pedro Sambú disse que “não posso revelar os conteúdos abordados, mas têm a ver com a auscultação sobre o secretariado executivo de CNE”.

Por: Carolina Djeme
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário