sábado, 24 de dezembro de 2022

CHEFE DE ESTADO-MAIOR REGOZIJA-SE PELOS APOIOS RECEBIDOS DE MARROCOS

O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biague Na N’Tan, afirmou esta sexta-feira, 23 de dezembro de 2022, que o Reino de Marrocos tem dado um “incalculável apoio” às Forças Armadas da Guiné-Bissau, tanto no domínio da formação em diversas áreas, como também na disponibilização de meios logísticos hospitalares, transportes e no apoio em tratamento médico, devido às excelentes relações entre as forças armadas dos dois países, assentes em bases históricas.

Biague Na N’Tan falava na cerimónia de entrega oficial de uma embarcação “Cormoran”, doada pelo Reino de Marrocos às Forças Armadas da Guiné-Bissau, através da Marinha de Guerra Nacional, na qual manifestou a sua profunda gratidão a Sua Majestade Mohammed VI, Rei de Marrocos e Comandante Supremo das Forças Armadas, por ter autorizado o Inspetor Geral das Forças Armadas daquele país a proceder constantemente a doações às forças armadas guineenses.

O líder da classe castrense guineense lembrou que aquela era a segunda embarcação doada pelas forças armadas marroquinas e que iria colmatar a falta com que a Marinha de Guerra Nacional vinha sentindo, apelando ao bom uso e a uma adequada manutenção.

Para o ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, Marciano Silva Barbeiro, o donativo é destinado às forças armadas, em especial à Marinha de Guerra Nacional, no sentido de fortalecer o plano de ação, criando as condições para melhor operacionalidade deste setor.
Por seu lado, o Encarregado de Negócios da Embaixada de Marrocos na Guiné-Bissau, Mohamed Salah Alaoui, disse que o donativo real iria contribuir na gestão do negócio marítimo que consiste no controlo da zona marítima da Guiné-Bissau. Acrescentou que aquele gesto real veio da vontade do Rei de Marrocos em reforçar a cooperação entre os dois países amigos, terminou apelando ao bom uso da embarcação.

Por: Aguinaldo Ampa
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário