sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Ministro das pescas: “DESAFIO DO GOVERNO É A CONSTRUÇÃO DE UM PORTO DE PESCA INDUSTRIAL”

O ministro das pescas, Orlando Mendes Veigas, disse esta quarta-feira, 28 de dezembro, que um dos desafios do governo, a longo prazo, é a construção de um porto industrial, por ser um assunto “muito importante”.

Orlando Mendes Veigas admitiu que se o país não começar a certificar os seus produtos, nunca conseguirá ter um valor acrescentado que os produtos acreditados pelo laboratório nacional poderiam oferecer para a economia nacional.

“O plano operacional, o plano estratégico e um conjunto de planos de comunicação são entre outras medidas que o governo tem tomado no quadro de performance do setor das pescas”, referiu Orlando Veigas no balanço das atividades de 2022.

O governante anunciou que em 2023, a equipa ministerial redobrará esforços para cobrir tudo que estiver em falta para que a meta preconizada seja atingida.

Questionado sobre a rutura do pescado no mercado, o ministro das pescas alertou que enquanto o país não dispor de frotas nacionais para abastecer regularmente o mercado, sempre vai haver rotura, admitindo que nessa situação a Guiné-Bissau jamais estará em condições de fazer face a choques externos.

Os dados disponíveis indicam que em 2022, o ministério das pescas realizou dois concursos públicos para aquisição de 14 câmaras frigoríficas e 6 viaturas térmicas para a conservação e transporte do pescado, bem como a aquisição de um camião para evacuação de lixo amontoado no porto de pesca artesanal.

A direção-geral da pesca industrial informou ter assinado um protocolo de acordo com o Senegal para criar as condições de acesso aos recursos haliêuticos na Zona Económica Exclusiva ZEE, criar riquezas e emprego para o país, assistência e acompanhamento de investimentos no setor das pescas e a formação dos quadros nacionais.

O ministério das pescas, através da direção-geral da pesca industrial, emitiu de janeiro a dezembro deste ano um total de 316 licenças para 166 novos navios em diferentes categorias de pesca.

Enquanto isso, a direção geral da pesca artesanal, emitiu 788 licenças, sendo 693 nacionais, 95 a embarcações estrangeiras, recuperou as fábricas de gelo de Babaque, de Uracane e o entreposto de frio de conservação do pescado de Canchungo.

Por: Filomeno Sambú
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário