sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Energia/Ministro prevê para 2023 aumento das receitas na EAGB e instalação de mais 35.000 contadores pré-pagos


Bissau, 29 Dez 22 (ANG) - O ministro da Energia e Indústria perspetiva para 2023 o aumento do nível das receitas da Empresa de Eletricidade e Águas da Guiné-Bissau (EAGB) e instalação de mais 35.000 contadores pré-pagos recebidos recentemente.

A informação consta no relatório sobre o balanço das atividades levadas a cabo entre Junho e Dezembro de 2022 pelo Ministério da Energia e Indústria, cujo titular é Augusto Poquena, enviado hoje à ANG.

Segundo o documento, aquela instituição pretende finalizar as negociações com a empresa KarPower, detentora da central flutuante, para a renovação do acordo que vigora até final do 2023.

"Vamos ainda acompanhar os projetos em curso nas áreas de eletricidade e águas, em execução nas Unidades de Gestão de Projetos financiados pelo Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD), e a evolução dos trabalhos do Organismo de Integração à Vocação Subregional (OMVG), nomeadamente a chegada da energia à Bissau”, refere o relatório.

No relatório, o ministro da Energia disse que irá acompanhar os trabalhos do fecho do anel de Bissau, em construção, no âmbito da Unidade de Gestão de Projetos (UGP), do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e apresentação formal das contas de 2016-2019 e de 2020-2021.

Por outro lado, e através da Direção Geral da Indústria, está prevista a implementação do Programa Integrado do Desenvolvimento Industrial, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e outros parceiros da Guiné-Bissau.

Outras atividades enumeradas pelo ministro da Energia e Indústria, de acordo com o seu relatório, prendem-se com a acreditação dos laboratórios nacionais, elaboração da Carta de Política Nacional de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), criação de Instituto Guineense de Qualidade, criação de uma entidade de certificação de produtos agroalimentares, construção do laboratório de meteorologia entre outros.

Em relação a Organização Africana de Propriedade Intelectual (OAPI), está prevista a continuidade dos trabalhos de sensibilização junto do governo para a adesão do país ao Protocolo de Madrid, realização com apoio do governo da 3ª edição do Salão Nacional de Invenção, em Bissau, em Abril de 2023.

De acordo com o relatório, vão continuar os contactos do governo para mobilização de fundos para funcionamento do Comité Nacional de Coordenação e Desenvolvimento da Propriedade Intelectual CNCDPI, Comité Nacional de Seguimento das Indicações Geográficas CNS-IG, Associação Guineense para Promoção da Invenção e Inovação AGPI, Associação Nacional de Tecelões de Panos de Pente da Guiné-Bissau (ANTPP-GB) e para o pagamento da quota do país nas organizações internacionais.

Conosaba/ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário