Na Guiné-Bissau, toma posse esta tarde o novo executivo liderado pelo empresário e político Braima Camará. O novo Governo conta com 26 ministros e 11 secretários de Estado.
O Presidente guineense deve dar posse esta segunda-feira, 11 de Agosto, ao novo Governo liderado pelo primeiro-ministro, Braima Camará. Será um elenco governativo de 26 ministros e 11 secretários de Estado. Não há grandes mudanças em relação à anterior composição que era liderada pelo primeiro-ministro exonerado, Rui Duarte de Barros.
Praticamente, todos os ministros e secretários de Estado do anterior Governo transitam para o novo liderado por Braima Camará.
O chefe da diplomacia continua a ser Carlos Pinto Pereira. Dionísio Cabi mantém a tutela da Defesa e Botche Candé mantém-se no Ministério do Interior e da Ordem Pública. Soares Sambu conserva a pasta da Economia, Plano e Integração Regional e Ilídio Vieira Té guarda o Ministério das Finanças.
As principais mudanças operadas no executivo, são as saídas de Henri Mané, que deixa o ministério da Educação para ser agora liderado por Queba Djaite e Mário Musante que sai do Ministério das Pescas para dar o lugar a Abel da Silva.
Queba Djaite e Abel da Silva são homens de confiança de Braima Camará.
Ainda está por esclarecer se os elementos ligados a Nuno Nabiam e Fernando Dias - dois pesos pesados da política guineense - vão integrar o Governo a título individual ou à mando dos seus líderes.
Em causa está Augusto da Silva nomeado ministro da Saúde, próximo de Nuno Nabiam e Alfredo Malu, conselheiro de Fernando Dias, que é agora ministro da Juventude, Cultura e Desporto.
Nuno Nabiam e Fernando Dias integram a plataforma eleitoral Aliança Patriótica Inclusiva (API), juntamente com Braima Camará, agora primeiro-ministro.
Recentemente, dois partidos que fazem parte da API, a Frepasna do ex-primeiro-ministro Baciro Djá e o Movimento Democrático Guineense de Jorge Fernandes, demarcaram-se da nomeação de Braima Camará para primeiro-ministro, enquanto membro da coligação API.
Por: Mussá Baldé
rfi.fr/pt/







Sem comentários:
Enviar um comentário