Os ministros da Defesa e das Finanças dos Estados-Membros da Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reuniram-se esta sexta-feira, 29 de agosto na sede da organização em Abuja, para “uma reunião ministerial de alto nível”, visando entre outras , “analisar o relatório da Reunião de Peritos sobre as modalidades de financiamento para operacionalizar uma força regional dedicada ao combate ao terrorismo na África Ocidental”.
A sessão de acordo com a organização regional na sua rede social Facebook sublinhou “a necessidade urgente de reforçar a capacidade operacional da Força de Reserva da CEDEAO (ESF)”, tendo os ministros salientado que “os recursos atuais continuam a ser insuficientes para satisfazer as necessidades urgentes da região em matéria de segurança”.
Nas suas deliberações, confirme a comunicação do bloco regional, os ministros reafirmaram o papel fundamental da CEDEAO como Comunidade Económica Regional (CER) na construção da paz, gestão de conflitos e governação democrática. Reiteraram o compromisso da Comunidade com a segurança coletiva como base para a estabilidade regional, prosperidade e integração mais profunda.
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental enfrenta nos últimos tempos caros problemas, nomeadamente, a saída dos membros [Mali, Niger e Burkina Faso], conflitos regionais com a presença de grupos fundamentalistas, segurança e a relação com potencias externas.
Por CNEWS
Sem comentários:
Enviar um comentário