quarta-feira, 27 de agosto de 2025

GOVERNO PRETENDE ACELERAR O PROCESSO DE NACIONALIZAÇÃO DE DESCENDENTES DE EMIGRANTES GUINEENSES NA DIÁSPORA.

 

A Ministra da Justiça e dos Direitos Humanos recebeu esta terça-feira (26.08.2025) no seu gabinete de trabalho, o Secretário de Estado das Comunidades.

O encontro serviu para Cipriano Mendes Pereira abordar com Maria do Céu Monteiro, os contactos e esforços que os técnicos das duas instituições devem fazer com vista a atribuição de nacionalidade a descendentes de emigrantes guineenses na Diáspora.

O Secretário de Estado das Comunidades afirmou que a materialização deste objectivo é uma das suas prioridades. Passos que já vinha dando pela sua primeira passagem na Secretaria de Estado das Comunidades.

Aliás, por constituir um direito adquirido, a Ministra da Justiça e dos Direitos Humanos, congratula e mostra-se disponível em colaborar, e referiu que foi neste sentido que uma equipa do Ministério esteve recentemente na Mauritânia.

No encontro, os dois governantes concluíram que é o país que sai a ganhar com a nacionalização dos descendentes de emigrantes guineenses na Diáspora.

Razão pela qual os técnicos competentes da Secretaria de Estado das Comunidades e do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos devem reunir-se o mais depressa possível.

A Guiné-Bissau possuí uma enorme comunidade de emigrantes, sobretudo na Europa e nos países vizinhos, nomeadamente no Senegal, na Gâmbia, na Guiné-Conacri e na Mauritânia.

Emigrantes que anualmente enviam para o país, muitos milhões de francos CFA para ajudar no sustento dos parentes deixados para trás.

Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos








Sem comentários:

Enviar um comentário