O Fórum Nacional dos Agentes de Saúde Comunitária da Guiné-Bissau destacou, esta sexta-feira, a redução da mortalidade materna, neonatal, infantil e juvenil no país.
A constatação foi tornada pública pelo coordenador da organização, numa entrevista à imprensa, antes da partida da comitiva no quadro da IIª Edição da Jornada de Reflexão Gabú 2025, que decorre de 29 de agosto a 7 de setembro.
Segundo Sadibo Mané, os avanços alcançados resultam do trabalho de sensibilização, da mobilização comunitária e do reforço dos serviços de saúde primária, sobretudo nas zonas rurais, que o Fórum tem vindo a realizar.
“Na verdade, antes da nossa organização, o país registrava o índice elevado da mortalidade materna, neonatal, infantil e juvenil, mas desde 2017, com a formação dos agentes de saúde comunitária, o índice tem vindo a descer significativamente”, realçou o coordenador.
Apesar dos progressos, o coordenador salientou que a organização continua a enfrentar dificuldades no terreno, uma vez que grande parte da população ainda deposita maior confiança na medicina tradicional em detrimento dos serviços de saúde formais.
“Na comunidade, há sempre os que se consideram especialistas em detrimento dos que são formados nas universidades, ou seja, dos técnicos, no qual induzem a outros procurarem curandeiros tradicionais”, destacou Sadibo Mané.
Relativamente à Jornada de Reflexão, Sadibo Mané sublinhou que o encontro visa contribuir para a mudança de comportamento da população perante a problemática da mortalidade materna, neonatal, infantil e juvenil no país.
“A jornada serviu-nos de uma reflexão sobre os trabalhos realizados nas comunidades porque o nosso papel é para que haja mudança de comportamento para proteger menores de 5 anos e gravidas”, salientou o coordenador do Fórum Nacional dos Agentes de Saúde Comunitária.
A Jornada de Reflexão Gabu 2025 reunirá técnicos de saúde, líderes comunitários e parceiros de desenvolvimento, com o objetivo de avaliar os progressos e os desafios registados no setor da saúde comunitária do país.
RSM 29 08 2025


Sem comentários:
Enviar um comentário