O Primeiro-Ministro, Braima Camara, criou a Comissão Interministerial para acompanhar o processo eleitoral (CIAPE) na Guiné- Bissau.
“É criada a Comissão Interministerial para acompanhamento do processo eleitoral, designada CIAPE” lê-se no despacho n°32/PM/2025, consultado pelo O Democrata.
A comissão integra o Ministro de Administração Territorial e Poder local, que a preside, o Ministro da Economia, Plano e Integração Regional, o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, o Ministro das Finanças, a Ministra da Comunicação Social e membro do Gabinete do Primeiro-Ministro.
Lê-se no documento que compete a CIAPE acompanhar as diversas etapas do processo eleitoral, estabelecer maior colaboração possível com o GTAPE e a CNE e manter o Primeiro-Ministro informado sobre o andamento do processo eleitoral e submeter-lhe propostas de solução para ultrapassar eventuais obstáculos.
Camará justifica a criação da Comissão por o seu governo, instituído pelo Decreto Presidencial n°30/2025, de 10 de agosto, ter definido como a sua prioridade, a organização e realização de eleições presidenciais e legislativas, marcadas para 23 de novembro de 2025.
Por: Tiago Seide
odemocratagb

Sem comentários:
Enviar um comentário