O Sindicato dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social da Guiné-Bissau condenou, com veemência, os assassinatos de jornalistas na Faixa de Gaza e exigiu o respeito pelos direitos humanos.
O SINJOTECS manifestou essa preocupação esta segunda-feira, 11 de agosto de 2025, em nota de imprensa enviada às redações e a que o jornal O Democrata teve acesso, na qual disse ter condenado e repudiado os sucessivos assassinatos de jornalistas ocorridos na Faixa de Gaza, no decurso do conflito armado que ali se verifica.
Para o SINJOTECS, trata-se de atos gravíssimos que atentam contra os princípios fundamentais do Direito Internacional Humanitário e constituem uma afronta à liberdade de imprensa e ao direito à informação, pilares essenciais de qualquer sociedade democrática e justa.
“Os profissionais da comunicação social, mesmo em cenários de guerra, devem ser respeitados e protegidos no exercício da sua missão de informar com verdade e imparcialidade”, sustentou.
Em comunicado, o SINJOTECS afirmou que a morte de jornalistas no exercício das suas funções representa não apenas uma perda irreparável para o jornalismo global, como também é um retrocesso para os valores universais da liberdade, da justiça e da dignidade humana.
Neste contexto, o SINJOTECS expressa a sua solidariedade às famílias das vítimas, aos colegas jornalistas na Palestina e em todo o mundo, e associa-se aos apelos da comunidade internacional para que se realizem investigações independentes, transparentes e rigorosas, com vista à responsabilização dos autores desses atos bárbaros.
Por último O SINJOTECS reafirma o seu compromisso inabalável com a defesa da liberdade de imprensa, da segurança dos profissionais da comunicação social e do respeito pelos direitos humanos e exortou todas as partes envolvidas no conflito a respeitarem as convenções internacionais que protegem os civis.
Por: Filomeno Sambú
odemocratagb

Sem comentários:
Enviar um comentário