domingo, 16 de outubro de 2022

Figura da semana: RAINHA GUINEENSE DE “JIU-JITSU” CONQUISTA TRÊS MEDALHAS DE OURO EM ROMA

[SEMANA 41_2022] A atleta guineense da modalidade de Jiu-Jitsu, Yasmira Pires Dias, conquistou três medalhas de ouro no torneio AJP TOUR ITALY, que decorreu na cidade de Roma (Itália), no qual disputou seis lutas e seis finalizações.

Na sua conta no Instagram, a atleta conta que foi 1° lugar na categoria de 70 a 95kg e dois 1° lugares no grande Prémio No-gi (categoria e absoluto). A rainha guineense de Jiu-Jitsu faz parte da equipa das cinco melhores atletas daquela modalidade, selecionadas em diferentes pesos [49kg, 55kg, 62kg, 70kg e 95kg], que vão representar a Europa no Mundial de Equipas a ser realizado nos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com o “Portal O gologb”, de 28 de agosto a 24 de setembro, a atleta conquistou várias medalhas de ouro em diferentes competições: conquistou o seu primeiro ouro na Inglaterra, a segunda medalha na Gram Canárias, Espanha, a terceira na Holanda, e a quarta no AJP Tour de Bruxelas, na Bélgica. Teve duas medalhas de ouro nas duas provas, a AJP Europa e na Copa da Europa, respetivamente.

BIOGRAFIA

Yasmira Pires Dias é natural de Lisboa, Portugal. Nasceu a 27 de junho de 1991. Radicada em Portugal, a lutadora guineense multicampeã de Jiu-Jitsu começou a praticar a modalidade em junho de 2013 e só mais tarde, em setembro do mesmo ano, começou a competir. Conhecida também como “Yas”, é faixa-roxa na modalidade. A jovem atleta é treinada pela Equipa Brazilian Power Team (BPT), sob a orientação dos mestres: Nasser Camará, Marcelo Bernardo, Wilson Martins, Fabio Bi, Arnaldo Alves, Bruno Borges, Hélder Covilhã e Euclides Castro.

Iniciou a competir na faixa branca e desde então arrecadou grandes conquistas, entre as quais, destacamos: primeiro lugar da 30ª Seixaliada em 2013, primeiro lugar do 4º Nacional Open Portugal (categoria e absoluto), primeiro Lugar dos 5 Ibérico 2014, primeiro Lugar do II torneio luso-galaico 2014 (categoria e absoluto), no Porto, primeiro Lugar no NAGA (North American Glappling Association) 2015, na faixa azul com kimono, em França, Amiens, primeiro Lugar com direito a cinturão no no-gi (sem kimono) no NAGA 2015, na categoria expert (roxa, marron e preta) em França, Amiens.

Yasmira Dias foi tricampeã mundial de Jiu-Jitsu e 40 vezes campeã em Portugal, agora compete com a bandeira da Guiné Bissau, conquistando mais de cinco medalhas de ouro até ao momento com as cores de solo pátrio de Amílcar Lopes Cabral.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário