sexta-feira, 28 de outubro de 2022

“NÃO POSSO SER PORTADOR DE MENSAGEM DE NENHUM OUTRO PRESIDENTE DA REPÚBLICA”, diz Sissoco Embaló

O Chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló, nega ter sido portador de uma mensagem do seu homologo da Rússia ao Presidente da Ucrânia, e que brevemente estariam encetadas as estratégias de diálogos para as negociações.

Sissoco Embaló foi interpelado pela imprensa, hoje, em Bissau, durante a cerimónia da posse dos novos ministros da agricultura e do Interior, sobre a informação partilhada pela imprensa internacional, onde o presidente Russo diz que em nenhum momento teria dado mensagem ao Presidente Sissoco Embaló para o seu homologo Zelensky.

Sissoco nega ter desempenhado nenhuma tarefa de emissário do presidente Russo, porque segundo disse, em termos estatutários isso não pode acontecer.

“Quero vos perguntar, quando um chefe de Estado ser emissário do seu homologo. Isso é Fake News. Não posso ser o portador da mensagem de nenhum presidente da República. Fui lá transmitir a mensagem da CEDEAO de que a Rússia e a Ucrânia devem conversar e a nossa mensagem foi muito clara. Foi uma mensagem e paz”, explica Umaro Sissoco Embaló.

Sissoco Embaló diz que a partir da próxima semana a ministra do Estado dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau e o Secretário de Estado norte americano, estarão em conversação para que haja um cessar-fogo na guerra da Ucrânia.

Ontem, “Voz de América” - publicou uma informação que dá conta que o porta-voz do Kremlin disse que Vladimir Putin não entregou qualquer mensagem ao Chefe de Estado da Guiné-Bissau e Presidente em exercício da CEDEAO para o seu homólogo ucraniano, com quem Umaro Sissoco Embaló reuniu-se na quarta-feira, 26.

A mesma fonte diz ainda que Putin, apenas transmitiu a Sissoco Embaló a sua posição sobre a Ucrânia e a reação surgiu após as afirmações do Presidente Umaro Sissoco Embaló que, depois do encontro mantido em Kiev com o seu homólogo ucraniano, Volodomyr Zelensky, disse ter na sua posse uma mensagem de Putin.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário