https://www.facebook.com/portalguigui/
FIGURA DA SEMANA: ANA JANETE CAMARÁ
Na edição desta semana, destacamos a ativista e feminista Ana Janete Camará.
É guineense, natural de Bafatá, concluiu o 12º ano no Liceu Politécnico SOS HERMANN GMEINER na área de Administração e Gestão.
Iniciou a sua carreira como apresentadora da rádio aos 22 anos, no programa Ondas de Makaré em 2018, técnicas de boas leituras em segunda posição que foi organizada pela Rádio Makaré FM e mais tarde criou o seu próprio programa denominado “Nha Kultura i Nha Identidadi”.
No ano 2018 mudou-se para Gambia como bolseira, onde frequentou o curso de Inglês na University of The Gambia.
No mesmo ano, participou em várias formações de associativismo, como a XIIIª Edição da Escola Nacional de Voluntariado, na oficina de educação para a cidadania, realizada na cidade de Gabu, na Guiné-Bissau.
Anos depois, conseguiu uma bolsa de estudo para Portugal, concretamente na cidade de Porto, onde está a fazer a licenciatura na área de Direito.
Ana, é defensora dos Direitos das Crianças, Meninas e Mulheres na Guiné-Bissau e Ativista no Combate a Violência Baseada no Género e na Erradicação e conscientizando a sua comunidade sobre a Saúde Sexual e Reprodutiva com foco em Adolescentes e Jovens.
Em 2021, ingressou no Coletivo da Juventude Unida dos Países da Língua Portuguesa e atualmente é membro do Departamento de Relações Internacionais e Diplomacia.
Em 2022, como idealizadora e vice-coordenadora do Projeto LEANA OKINKAS e foi membro do projeto voluntariado O PORTUGUÊS PODERIA SER FÁCIL.
Recentemente, lançou um manual em crioulo sobre a temática da Violência Baseada no género.
Por seres uma inspiração e um exemplo a seguir, decidimos prestar-lhe esta singela homenagem ANA JANETE CAMARÁ
PG- o maior porta-bandeira da Guiné-Bissau
Sem comentários:
Enviar um comentário