segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Figura da semana: DARCÍSIO BARBOSA VENCE PRÉMIO DA MEDIA DA ÁFRICA OCIDENTAL SOBRE MIGRAÇÃO

[SEMANA 43_2022] O técnico de Imagem da Televisão Comunitária Bagunda, Darcísio Francisco José Monteiro Barbosa, é o vencedor do Prémio de Jornalismo de Excelência na África Ocidental (WAMECA2022) sobre Migração. A Conferência de prémios de Excelência da Media da África Ocidental (WAMECA) é uma iniciativa da Media Foundation for West Africa iniciada em 2017 para promover a excelência da media na sub-região.

Esta é a quinta edição do prémio. O técnico guineense concorreu com a reportagem sobre Migração na Guiné-Bissau e ficou entre os 25 finalistas do prémio que concluiu com a sua premiação como vencedor. As premiações decorreram em Acra, no Gana.

“O vídeo Migração na Guiné Bissau é um trabalho de testemunhas da história dos imigrantes retornados à Guiné Bissau, em particular na região de Cacheu, no qual narram as suas experiências e integração na própria comunidade”, disse Darcísio Barbosa ao semanário O Democrata.

BIOGRAFIA

Darcísio Francisco José Monteiro Barbosa nasceu em Bissau em 28 de junho de 1991. Fez o secundário em Bissau. Licenciou-se em Autarquias e Administração Pública, no Instituto Politécnico Horizonte. Cursou no domínio de filmagem e montagem para televisão, em 2009, e em 2011 fez um curso de fotografia digital, Adobe Photoshop, Adobe ilustrador e no ano seguinte tirou o curso de comunicação multimédia. Em 2015 fez formação em matéria de televisão-edição de vídeo.

Darcísio entrou no mundo da televisão em 2009, na TV Bagunda, tendo desempenhado a função de diretor do mesmo órgão comunitário desde 2012. Foi animador em programas de sensibilização comunitária implementados pela ONG AD (Ação para o Desenvolvimento) de 2011 a 2016, nomeadamente o programa de combate ao HIV/SIDA, de vulgarização agrícola, animador de programas ambientais e sobre a mutilação genital feminina.

De 2013 a 2018 foi responsável de comunicação do projeto FASA – Fundo de Apoio a Atividades Sustentáveis no Parque Natural do Tarrafe do Rio Cacheu, implementado pela ONG Monte. Em 2019 foi supervisor na ONG VIDA, na área sanitária de Cuntum e supervisão da equipa de Agente de Saúde Comunitária.

O também responsável administrativo da TVKLELE, Darcício começou em 2020 a desempenhar a função de responsável de produção e, para além de coordenador da equipa, já produziu vários filmes com diferentes organizações. Foi vencedor do prémio dos direitos Humanos do jornalismo de investigação com o filme “Direitos Humanos e justiça em Djobel” com o apoio do PNUD.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário