terça-feira, 25 de outubro de 2022

Empresário Eusébio Fernandes: ʺTRABALHO COM RIGOR NA CAPTAÇÃO DOS FUTEBOLISTAS GUINEENSES”



Eusébio Mango Fernandes, radicado em Portugal, afirmou que trabalha como agente com muito ʺrigorʺ na captação de jovens promessas futebolistas guineenses nas diferentes academias do país para inseri-los nos clubes europeus.

ʺSenti que os clubes europeus têm confiança no meu trabalho e neste momento, a marca Eusébio Mango Fernandes é referência europeia por clubes identificados com o meu trabalho. Eu trabalho num nível de qualidade com um rigor muito grande. Não dou facilidades a ninguém, porque todos os jogadores que saem do contexto da Guiné-Bissau são examinados a rigor por mimʺ, disse.

ʺO meu critério é extremamente rigoroso e nunca vou levar um jogador para futebol europeu porque é filho do meu irmão ou de um amigo. Ou porque é filho de Domingos Simões Pereira, de Umaro Sissoco Embaló ou de José Mario Vaz, não. Para mim, todos contam”, afirmou Eusébio Mango Fernandes.

Mango Fernandes fez essa observação em entrevista concedida à secção desportiva do Jornal O Democrata, num dos hotéis em Bissau, com propósito de abordar o último mercado de transferência de jogadores na Europa que terminou no mês de setembro.

Segundo a explicação do próprio, devido às exigências dos clubes europeus, todos os jogadores que saírem da Guiné-Bissau deveriam ter qualidades que permitissem a sua integração.

ʺLevo um jogador por causa da sua qualidade e pelo seu talento. Tenho noção de que tipo de jogador o Sporting Clube de Portugal precisa, o Braga e Ajax precisam, porque antes da minha vinda à Guiné-Bissau, faço um trabalho de observação de jogadores para esses clubes, acrescentou.

Entre julho e setembro, período da transferência de futebolistas nos principais mercados europeus, Mango Fernandes conseguiu fazer transação de 12 futebolistas guineenses para os diferentes clubes europeus, nomeadamente Saná Fernandes, que saiu do Sporting para Lazio de Itália, numa contratação a custo zero.

Embora satisfeito pelos resultados que está a alcançar, Fernandes lembrou que diversas vezes passou noites a trabalhar no processo da colocação dos seus jogadores nos diferentes clubes, uma vez que exige dos empresários uma capacidade de trabalho muito forte e a credibilidade dos clubes.

ʺO mercado europeu é muito difícil e muito duro, porque o nível é muito elevado, devido à concorrência de empresários da Guiné-Bissau, do Senegal, da Rússia, do Brasil e da Espanha, todos disponíveis para oferecer jogadores, uma situação que exige um jogador ter uma qualidade acima da médiaʺ, explicou.

Fernandes, que foi jogador de futebol antes de abraçar a carreira de empresário, disse que a sua afirmação no mercado europeu se deve à colaboração com os principais agentes como: Jorge Mendes e Federico Pastorelli, que o têm ajudado bastante a melhorar a sua performance no mundo das transferências de jogadores.

Durante a sua longa entrevista com o Democrata, Fernandes afirmou ter a ambição de ser um dos grandes empresários guineenses, reconhecido a nível mundial, projetando os jogadores nacionais nos clubes da Espanha, da França, e da Inglaterra.

Fernandes abordou vários assuntos sobre os seus jogadores, como Roger Fernandes, Joelson Fernandes, entre outros. O agente acredita que o Joelson Fernandes, que joga no Sporting, vai singrar no futebol europeu pela qualidade que revela.

Em relação ao Roger Fernandes, que na época passada foi lançado na equipa principal do Sporting de Braga pelo técnico Carlos Carvalhal, Mango Fernandes enfatizou que é um atleta com grande potencial, que futuramente afirmar-se-á no futebol europeu.

O agente guineense, que foi homenageado no último sábado num torneio “Eusébio Cup“, no bairro Quelélé em Bissau, frisou que tem em carteira mais três jogadores para o futebol europeu, contudo escusou-se a mencionar os nomes destes jovens promessas futebolistas.

De recordar que Eusébio Mango Fernandes conquistou em 2021, o prémio de empresário de futebol do ano no país, na oitava edição da Gala Blue Fashion, realizada pela primeira vez em Bissau. A iniciativa é do músico e promotor guineense, Heitor Sampaio, que decidiu reconhecer o trabalho de Mango Fernandes pela sua ascensão ao mercado do futebol internacional.

Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário