sexta-feira, 28 de outubro de 2022

PR guineense informado sobre necessidade de adiar legislativas

O Ministro da Administração Territorial, Fernando Gomes
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, foi hoje informado sobre a necessidade de alterar a data das legislativas antecipadas, que estavam marcadas para 18 de dezembro, disse fonte do Governo guineense.

Segundo a mesma fonte, a informação foi dada durante a sessão do Conselho de Ministros, presidida pelo chefe de Estado.

O comunicado do Conselho de Ministros, divulgado à imprensa, refere que o ministro da Administração Territorial, Fernando Gomes, informou hoje sobre o "consenso alcançado com os partidos políticos em torno da nova data de eleições legislativas antecipadas que, havendo concordância, poderá ser marcada, por decreto presidencial, para uma data posterior a 13 de maio de 2023".

Em declarações aos jornalistas, na quinta-feira, o Presidente guineense disse desconhecer a proposta para que as eleições legislativas fossem marcadas a partir de meados de maio.

"Até agora não sei de nada. Essa é a proposta. Eu marquei as eleições por decreto presidencial e até hoje estou na lógica de 18 de dezembro", disse Umaro Sissoco Embaló, quando questionado pelos jornalistas.

"Se há alguma coisa que mudou, o Governo tem de trazer a proposta para eu convocar os partidos com voz, os que têm assento parlamentar para ver se estão de acordo", salientou o chefe de Estado guineense.

O Presidente guineense dissolveu o parlamento em maio e convocou eleições legislativas para 18 de dezembro.

A semana passada, após um encontro com partidos políticos, o Governo anunciou que iria propor a data de 23 de abril.

Na quarta-feira, após mais um encontro com os partidos políticos, o Governo anunciou que vai propor ao Presidente que marque eleições a partir de meados de maio por causa do período do Ramadão.

O ministro da Administração Territorial explicou, no final do encontro, que o período do jejum do Ramadão vai começar em 21 de março e terminar a 20 de abril, o que coincidiria com o período da campanha eleitoral, caso as eleições se realizassem em 23 de abril.

Conosaba/Lusa 

Sem comentários:

Enviar um comentário