Bissau, 25 Out 22(ANG) – O ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo disse esta terça-feira que Governo prevê a promoção de cconstruções de casas a baixo custo para atrair investimentos no setor urbano.
Fidelis Forbs falava na cerimônia de abertura de discussões sobre nova Programação do UN-Habitat voltada a construção de Cidades Verdes, que decorrem sob o lema “Guiné-Bissau: Caminhos para a Urbanização Sustentável, Sem deixar Ninguém e Nenhum Lugar para Trás".
Na ocasião, Forbs disse que a cerimónia ocorre num momento em que o país se prepara para participar na 27ª Conferência Mundial sobre o Clima.
Disse que o evento enquadra-se no equacionamento das ideias chaves para o desenclave do sector urbano e que a estratégia resulta da intenção do Governo de miticar a problematica das inundações e ocupações desorganizadas.
O governante recomenda sentimentos de coesão, solidariedade e resiliência entre os ministérios afins, nomeadamente o das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, do Turismo, Ambiente, da Administação Territorial e do Poder Local e a Câmara Municipal de Bissau para, em parceria com a União Europeia e a ONU Habitat , sejam criadas bases sólidas, progressivas e sustentáveis para elaboração da Carta da Política Nacional da Habitação.
“Com a elaboração da Política Nacional de Habitação o Governo estará em condiçoes de orientar a implementação política sectorial, assim como dar maior abrangêcia à questões da resiliência e ambiental”, disse.
O ministro destacou as realizações da ONU Habitat desde 2018 à esta parte, e que diz contribuiram para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial de Bolama e Bubaque, e que facilitaram a participação da Guiné-Bissau em vários fóruns de natureza técnica e a feitura do Regulamento de Lei de Base de Ornamento do Território.
Conosaba/ANG/JD/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário