sexta-feira, 21 de outubro de 2022

PR CABO-VERDIANO EM BISSAU PARA REFORÇAR COOPERAÇÃO BILATERAL


O Chefe de Estado cabo-verdiano, José Maria Neves chegou à Bissau na manhã desta sexta-feira, 21 de outubro de 2022, por volta das 10 horas, para uma visita de três dias que visa reforçar a cooperação bilateral entre os dois países que travaram uma luta comum para a Independência do jugo colonial.

José Maria Neves chegou num voo comercial, acompanhado de uma delegação composta pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, pelo chefe da Casa Civil, Jorge Tolentino Araújo, e por elementos do seu gabinete.

Neves foi recebido no aeroporto internacional Osvaldo Vieira pela chefe da diplomacia guineense, Suzi Carla Barbosa e por alguns membros do governo.

José Maria Neves não prestou declarações aos jornalistas, saiu do Salão VIP Presidencial direto para viatura, seguindo assim para o hotel onde vai residir durante a sua estada em Bissau.

O ponto mais alto desta visita oficial será marcado com um encontro de tête-à-tête entre os dois chefes de Estado no Palácio Cor de Rosa, seguido de um encontro bilateral alargado às delegações dos dois países para passar em revista as principais questões de relações bilaterais, bem como da sub-região, tendo em conta que a Guiné-Bissau preside a Conferência dos Chefes de Estados e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).
Segundo a plano consultado pelo O Democrata, no sábado, José Maria Neves realizará uma visita à Fortaleza da Amura para depositar coroa de flores nas campas de Amílcar Cabral e João Bernardo “Nino” Vieira, seguindo para a Escola Nacional de Administração para proferir uma conferência sob o tema “Desafios dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento”.

O Presidente de Cabo Verde reúne-se também no sábado com o primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, e com a comunidade cabo-verdiana residente em Bissau.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário