quarta-feira, 26 de outubro de 2022

GOVERNO PROPÕE 14 DE MAIO DE 2023 PARA A REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS

O Governo liderado por Nuno Gomes propôs esta quarta-feira, 26 de outubro de 2022, ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, o adiamento das eleições legislativas para 14 de maio de 2023.

Os partidos políticos haviam concordado adiar o pleito eleitoral para o dia 23 de abril de 2023, mas devido à festa do Ramadão, que começa a 21 de março e termina no dia 20 de abril, decidiram propor uma nova data.

À saída da reunião com os partidos políticos, o ministro da Administração Territorial e Poder Local, Fernando Gomes, disse que a nova data foi aceite por unanimidade pelos representantes dos partidos políticos, por entenderem que o período que antecede a data de 23 de abril não daria para a realização da campanha eleitoral, por coincidir com o Ramadão.

“Não houve nenhuma objeção quanto à alteração da data. Houve concordância total. Assim, o executivo vai submeter a data proposta pelos partidos políticos ao chefe de Estado para decisão, depois de cumpridas as formalidades legais”, sublinhou.

Questionado sobre a data de início do recenseamento eleitoral, Fernando Gomes disse que o processo de recenseamento só começa quando o Presidente da República fixar a nova data de eleições, e que só assim estaria em condições de apresentar um cronograma com a data do início do recenseamento, respeitando a lei eleitoral, tendo lembrado que não se pode iniciar o recenseamento antes da marcação da data de eleições.

Por: Aguinaldo Ampa
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário