domingo, 17 de agosto de 2025

Qualificação Mundial 2026: EMILIANO TÉ ANUNCIA LISTA DE 40 PRÉ-CONVOCADOS COM VÁRIAS NOVIDADES E REGRESSOS


O novo selecionador nacional de futebol da Guiné-Bissau, Emiliano Té, divulgou hoje a lista de 40 jogadores pré-convocados para os dois jogos diante da Serra Leoa e Djibuti para o apuramento da zona africana para o Campeonato do Mundo de Futebol, que será disputado pela primeira vez em três países.

Na lista dos futebolistas internacionais guineenses pré-convocados pela equipa técnica nacional, que foi divulgada na página oficial do Facebook da Federação de Futebol do país (FFGB), contam várias novidades no elenco, com destaque para Ronaldo Vieira, Coba da Costa Gomes e Tomas Mendes.

Para além destes três jovens futebolistas convocados pela primeira vez pela estrutura técnica nacional, destaque vai ainda às chamadas de Adramane Cassamá, Flávio Silva, Marculino Ninte e Midana Cassamá.

Em relação aos jogadores que regressam à lista da convocatória da Seleção Principal da Guiné-Bissau, destaque vai para o guardião Celton Biai, que joga na Holanda, Iano Imbeni, Opa Sangante, Jefferson Encada, Mário Júnior, Mama Baldé, Beto, Franculino Djú, Famana Quizera, Carlos Mané, Jorginho, Elvis Baldé, Nito Gomes e Vítor Rofino.

Todos estes jogadores não estavam presentes nos dois últimos amigáveis da Guiné-Bissau diante de Burundi e Gabão, que marcou o despedimento do anterior selecionador nacional, o luso-são tomense Luís Boa Morte. Nestes dois amigáveis a Seleção Nacional saiu derrotada. Perdeu 1 a 0 diante de Burundi e perdeu 2 a 0 frente a seleção do Gabão.

Os “Djurtus”, como é conhecida a Seleção de Futebol da Guiné-Bissau, falhou a quinta qualificação consecutiva para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN-2025), a realizar-se em Marrocos e dificilmente vai conseguir o apuramento pela primeira vez para o Campeonato do Mundo.

Embora matematicamente seja possível apurar-se para o mundial 2026, à nova equipa técnica foi dada a missão de criar nova imagem a volta da seleção nacional durante um ano nos jogos que restam para a qualificação para o maior torneio de futebol do mundo.

Eis a lista de 40 jogadores pré-convocados pelo selecionador nacional:

Guarda-rede: Manuel Baldé, Celton Biai e Fernando Embadje;

Defesas: Opa Sangante, Victor Rofino, Iano Imbeni, Nanú, Mário Júnior, Fali Candé, Jefferson Encada, Gilberto Batista, Sambinha, Sori Mané e Adramane Cassamá;

Médios: Bura, Ronaldo Vieira, Edson Silva, Nito Gomes, Dalcio Gomes, Carlos Mané, Renato Nhaga, Famara Quizera, Mamadi Camará, Panutche Camará e Tomas Mendes;

Avançados: Tamble Folgado, Beto, Franculino Djú, Mama Baldé, Mauro Teixeira, Marciano Tchami, Zé Turbo, Midana Cassamá, Flavio Silva, Jorginho, Marculino Ninte, Elvis Baldé, Coba da Costa Gomes e Jardel.

Importa salientar que os dois jogos do apuramento para o mundial contam para a sétima e oitava jornada do grupo A. No dia 04 de setembro a Guiné-Bissau vai defrontar a seleção da Serra Leoa no Estádio 24 de setembro em Bissau.

Volvidos 4 dias depois os pupilos de Emiliano Té voltam a receber em casa a seleção de Djibuti. Em caso de vitórias nestes dois jogos, a Guiné-Bissau conseguirá seis pontos na luta pela qualificação para o Mundial.

Após o cumprimento da sexta jornada, a seleção do Egito lidera o grupo A com 16 pontos, seguida pelo Burkina Faso com 11 pontos, a Serra Leoa tem 8 pontos, Etiópia e Guiné-Bissau têm 6 pontos na tabela classificativa. A seleção de Djibuti está no último lugar com um ponto.

Depois de falhar a quinta qualificação consecutiva para o maior torneio de futebol em África, ondas de críticas começaram logo a volta da equipa técnica e na altura, era visível nas redes sociais e nos bastidores o desagrado dos guineenses sobre o desempenho da anterior equipa técnica.

Neste sentido, a FFGB decidiu, no mês passado, apostar numa nova equipa técnica liderada por Emiliano Té. Té como adjunto Aneximines Pereira, Luís Mango, como preparador físico e Jonas Mendes, treinador de guarda-redes.

Por: Alison Cabral
odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário