quarta-feira, 25 de maio de 2022

Rui Jorge Semedo: APROXIMAÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA AO PAIGC PODE POSSIBILITAR ENTENDIMENTO

O politólogo Rui Jorge Semedo declara que aproximação do PAIGC e o presidente da República pode ser a abertura para possibilidade de entendimento a nível do país.

Esta quarta-feira o partido africano para a independência da Guine e Cabo verde anunciou que irá integrar o novo elenco governamental de iniciativa presidencial.

Analisando a situação actual do país, sobretudo no contexto da presença militar da CEDEAO, dissolução do parlamento e consequente participação do PAIGC no novo governo, Rui Jorge Semedo afirma que PAIGC acabou por compreender que está isolado na sua luta uma vez que toda a comunidade internacional reconheceu e estabeleceu relações com o presidente da República, nesta senda, sublinhou que a nova reconfiguração, tem os seus aspectos positivos sobretudo no sentido de envidar esforços para entendimento que poderá influenciar uma relativa estabilização para realização das eleições.

Rui Jorge fala ainda das vantagens que o PAIGC pode obter com a sua participação no novo elenco governamental para desbloquear alguns factores externos para renovação dos órgãos do partido com a realização do seu 10º congresso.

“ (…) PAIGC tem tudo a ganhar com esta reaproximação porque com a sua participação no governo, pode desbloquear alguns factores externos de bloqueio sobretudo no sentido da renovação do seu órgão através do 10º congresso que não conseguiu realizar e que para mim, não tem só a ver com factores jurídicos. Então, o partido entendeu que deve se reposicionar alinhando com actual contexto, para aproveitar próximas eleições e estar presente na 11ª legislatura”, diz acrescentando que “ o que está a acontecer agora é muito bom, na política não se pode permanecer eternamente como adversários. Agora resta esperar para ver o que vai acontecer porque também há partidos que faziam parte do governo da 10ª legislatura que supostamente devem fazer parte do governo de iniciativa presidencial”.

Rui Jorge Semedo politólogo e comentador dos assuntos políticos da Rádio Sol Mansi aponta a integração do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo verde no novo elenco governamental como a abertura de possibilidade para um entendimento a nível do país.

Por: Amadi Djuf Djaló/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário