A Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular recomendou esta terça-feira, 24 de maio de 2022, ao presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, para abrir um processo do diálogo político nacional com todos os órgãos de soberania e todos partidos legalmente constituídos para encontrar uma solução para a eleição do novo corpo diretivo da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
A recomendação foi anunciada aos jornalistas pelo porta-voz, Helder de Barros, após uma reunião do órgão que durou seis horas para analisar a situação da CNE, entre outros pontos.
“A Comissão Permanente orienta o Conselho da Administração no sentido de entregar à mesa da Assembleia Nacional Popular até 30 de maio do ano em curso, a conta de gerência da ANP relativo ao ano económico 2021 e preparar a conta de exercício de 2018, 2019 e 2020”, disse.
O porta-voz da Comissão denunciou e condenou a ameaça à integridade física do deputado do PAIGC, Amizade Fara Mendes, que exerce a função do presidente do Conselho de Administração da ANP.
Barros disse que a Comissão pediu a disponibilização de agentes policiais para garantir a segurança do deputado, tendo exortado as autoridades competentes para assumirem as suas responsabilidades.
Refira-se que estiveram presentes 13 dos 15 elementos que compõem a Comissão Permanente.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário