terça-feira, 31 de maio de 2022

Justiça/ “ Primeiro passo para combate a corrpução é a educação cívica dos cidadãos”,diz Juscelino De-Gaulle


Bissau 31 Maio 22 (ANG) – O Magistrado do Ministério Público, Juscelino De-Gaulle Pereira defendeu hoje que o primeiro método para combater a corrupção passa por uma educação cívica dos cidadãos, para fazê-los interiorizar que o bem comum é de todos e não pode ser sequestrado por um grupo de pessoas.

Jusscelino Pereira proferiu estas afirmações depois de ter apresentado o Plano Estratégico de Combate à Corrupção denominado “Ministério Público Olho do Cidadão”.

O magistradlo disse que a percepção internacional da posição da Guiné-Bissau em relação ao índice de corrupção é melindrosa e que,por isso, o Ministério Público tem que reagir, enquando representante do interesse público.

“Por isso mesmo é que decidimos, esta vez, elaborar este Plano que é ainda um projecto que vai contar com a contibuição de toda a gente uma vez que estes dois instrumentos fornecem actividades e planificação para o combate à corrupção “,frisou.

O igualmente Coordenador do Gabinete da Luta Contra Corrupção e dos Assuntos Económicos, do Ministério Público considerou a posição número 21 que o país ocupa na classificação dos países em relação à corrupção, demonstra que a Guiné-Bissau está muito perto dos piores classificados em termos de corrupção, com uma diferença de 3 pontos dos considerados piores, ou seja, há qualquer momento pode passar para o último lugar .

De Gaulle Pereira garantiu que, apesar das vicissitudes do país em que muitas das vezes os documentos acabam por ser guardados na gaveta, desta vez é para valer, dando exemplo da lei eleitoral que obriga os partidos políticos a prestarem contas 30 dias após as eleições.

“Doravante, os partidos que não prestam contas, não podem participar nas futuras eleições”, disse.

Assegurou que, desta vez, o Ministério Público vai abrir os olhos porque é aqui que tudo começa. “Onde é que os partidos conseguem o dinheiro com que fazem as campanhas eleitorias? Devem prestar contas e a população deve saber da proveniência destes meios. “,vincou.

Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário