segunda-feira, 30 de maio de 2022

São Tomé e Príncipe/Morreu Evaristo Carvalho, ex-Presidente

Bissau, 30 Mai 22 (ANG) - Evaristo Carvalho, ex-Presidente da República de São Tomé e Príncipe, morreu na noite de sábado aos 80 anos de idade, vítima de doença prolongada.

O antigo chefe de Estado de São Tomé e Príncipe, no poder entre 2016 e 2021, era um histórico da política são-tomense, tendo sido primeiro-ministro em governos de iniciativa presidencial, assim como Presidente da Assembleia Nacional, ministro e deputado.

Reagindo ao seu falecimento, o seu sucessor, o actual Presidente, Carlos Vila Nova, expressou o seu sentimento de pesar, considerando que “é um momento de dor”. No mesmo sentido, o governo são-tomense decretou cinco dias de luto nacional para “prestar tributo” ao antigo Presidente Evaristo Carvalho.

“Evaristo do Espírito Santo Carvalho foi figura ímpar do panorama político e da administração pública de São Tomé e Príncipe durante toda a sua vida e será sempre lembrado como homem íntegro, de diálogo e amigo do seu povo, tendo se revelado durante toda a sua vida como grande figura do Estado e nacionalista”, declarou em nome do governo o secretário o secretário de Estado da Comunicação Social.

O partido de que era membro Evaristo Carvalho, a Acção Democrática Independente (ADI, oposição) saudou hoje a memória do ex-Presidente são-tomense, descrevendo-o como dirigente ponderado, dialogante e defensor intransigente do Estado Direito Democrático.

“Manifestamos todo o nosso reconhecimento àquele que foi um dos mais altos dirigentes do nosso partido o ADI, saudamos a memória de um Presidente da República defensor intransigente do Estado de Direito Democrático, ponderado e dialogante, que soube tudo fazer para preservar a estabilidade política e contribuir assim para o desenvolvimento harmonioso da nossa nação”, lê-se numa nota da ADI enviada à imprensa.

O antigo Presidente da República Fradique de Menezes (2002-2011) que trabalhou com Evaristo Carvalho, disse que o seu desaparecimento físico representa uma grande perda para o país. "Convivemos, convivi algum tempo Evaristo Carvalho. Achei-o alguém muito interessante, muito inteligente do ponto de vista administrativo. Achei-o alguém de diálogo, calmo, alguém que compreendia muito bem tudo o que se podia passar no exercício de Presidente da República naquela altura", recordou Fradique de Menezes.

O seu também antecessor Miguel Trovoada que foi Presidente entre 1991 e 2001, recorda Evaristo Carvalho como um amigo e uma figura incontornável da História recente de São Tomé e Príncipe.

Refira-se ainda que neste sábado à noite, o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou as suas condolências ao povo são-tomense.

“O Presidente da República apresenta as mais sinceras condolências ao povo de São Tomé e Príncipe e ao seu Presidente Carlos Vila Nova, pelo falecimento do antigo Presidente Evaristo Carvalho, que sempre teve excelentes relações com Portugal, antes e durante o seu mandato”, lê-se numa mensagem divulgada no ‘site’ oficial da Presidência da República Portuguesa.

Evaristo Carvalho era técnico de agricultura e começou por ser um quadro do partido único - Movimento para a Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD) - após a independência e até à década de 1990.

Foi chefe de gabinete de Miguel Trovoada quando este foi Presidente da República, tendo aderido ao Ação Democrática Independente.

Conosaba/ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário