O campeão em título, Sporting Clube da Guiné-Bissau (SCGB) recebeu na noite de domingo, 22 de maio de 2022, o Flamengo de Pefine e empataram a partida a uma bola no estádio Lino Correia, em Bissau. O Jogo contava para a vigésima jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão “Guines-Liga”.
Aos 10 minutos de jogo, a equipa leonina teve uma grande oportunidade para abrir o marcador, através de uma grande penalidade, mas o seu jogador Jonh Mendy desperdiçou a chance de colocar os leões à frente do marcador.
Os leões ao seu estilo controlaram a partida na primeira parte, mas saíram empatados sem golos. Na segunda parte, com as alterações promovidas pelas equipas, o Sporting voltou a assumir o controlo do jogo, mas não conseguiu fazer golos muito cedo.
Nos minutos finais do desafio, os rapazes de Pefine foram corajosos ao marcar aos 88 minutos por Ilídio. Volvidos dois minutos, a equipa leonina restabeleceu o empate por intermédio de Mamadu Baldé, fixando o resultado em uma bola para cada lado.
Com este empate, o Sporting tem agora 42 pontos na tabela classificativa e foi ultrapassado pelo seu rival Sport Bissau e Benfica que tem 43 pontos.
As águias de Bissau, que perderam na jornada anterior frente ao Sporting, venceram nesta o Massaf de Cacine por 3 a 0 no estádio Lino Correia. Os golos da partida foram marcados por Albertine dos Santos, Alanna Bangura e Javier Brito Indjai. A partida ficou marcada com a expulsão do jogador de Cacine Ousmane Keita na segunda parte.
Os Balantas de Mansoa deslocaram ao reduto do Atlético Clube de Bissorã e venceram o clube por 3 a 0. Com este triunfo, Mansoa ultrapassou Bissorã na tabela classificativa. Mansoa tem agora 26 pontos, enquanto o Bissorã tem 25.
No norte da Guiné-Bissau, o FC Pelundo recebeu e venceu os Portos de Bissau por 2 a 0. Com este triunfo, o Pelundo conseguiu importantes três pontos na sua luta pela manutenção na Guines-Liga.
Os Estivadores estão em crise de vitôrias. Porém o treinador, Marcelo Mendonça afirmou que o clube vai conseguir manutenção na primeira divisão da competição.
O FC Canchungo deslocou-se à Bissau e derrotou o FC Cuntum por 3 a 2, na partida realizada no estádio Lino Correia com boa assistência do público. A vitória permitiu ao Canchungo assumir, de forma isolada, o terceiro lugar na Guines-Liga com 38 pontos.
Em Nhacra, o clube local venceu o Cupelum FC por 1 a 0. Este triunfo frente ao Cupelum FC permitiu, os Arados de Nhacra somar três pontos na luta pela manutenção na Guines-Liga.
O clube sensação do campeonato nacional, o FC Sonaco, empatou a zero bolas no campo da Rocha. Com empate frente ao Sporting de Bafatá, Sonaco foi ultrapassado na tabela classificativa pelo Canchungo.
A vigésima jornada encerra esta segunda-feira com o jogo entre o FC Binar e a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB). Após vários jogos sem vencer, o Binar venceu Nhacra na jornada anterior.
Eis os resultados dos jogos já realizados da vigésima jornada da Guines-Liga:
Benfica 3 – Cacine 0
Pelundo 2 – Portos de Bissau 0
Nhacra 1 – Cupelum 0
Bafatá 0 – Sonaco 0
Cuntum 2 – Canchungo 3
Pefine 1 – Sporting 1
Bissorã 0 – Os Balantas de Mansoa 3
Classificação da Guines-Liga:
1- Benfica com 42 pontos,
2- Sporting 42 pontos,
3- Canchungo com 38 pontos,
4- Sonaco com 36 pontos,
5- Cuntum com 34 pontos,
6- UDIB com 29 pontos, menos um jogo,
7- Pelundo com 26 pontos,
8- Os Balantas de Mansoa com 26 pontos,
9- Bissorã com 25 pontos,
10- Bafatá com 23 pontos,
11- Pefine com 22 pontos,
12- Portos de Bissau com 19 pontos,
13 – Cacine com 19 pontos,
14- Nhacra com 19 pontos,
15- Cupelum com 16 pontos,
16- Binar com 16 pontos, menos um jogo.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário