domingo, 29 de maio de 2022

AS RAÍZES - em Cabo Verde.

 


Foi com muita alegria que recebi no dia 26 de Maio a comunicação por parte da Dra. Carmem de Barros , Presidente da Alta Autoridade para Imigração de Cabo Verde que iriam lançar no dia seguinte a revista sobre a Comunidade Guineense em Cabo Verde.
Estou honroso por poder partilhar “ exercício académico” no referido estudo com reputados investigadores da Universidade de Cabo Verde , a minha modestos contribuição sobre o retrato da comunidade Guinense , baseado em diversos estudos académicos e em particular a minha convivência não só como Embaixador, mas como amigo e compatriota. Parindo destas realidades, aceitei o desafio de prefaciar a referida revista, retratando , percurso migratório, as causas, as vivências , sociabilidade, as dificuldades de integração e os desafios de uma comunidade à procura de um “ Futuro partilhado “ .
Com referido estudo , penso que os governos ( da Guine - Bissáu e de Cabo Verde) e os decisores políticos, e a sociedade civil , terão mais um instrumento para melhorar as diferentes políticas públicas junto das comunidades imigradas, visto que o estudo em si espelha o retrato da Diáspora guineense em Cabo Verde .
Destino migratório , Fico satisfeito no meu dia a dia nesta nova caminhada no Brasíl, registar com agrado, que quase uma boa parte dos nossos conterrâneos , aliás , utentes da nossa Representação Diplomática são provenientes de Cabo Verde , motivo que nos dão cada dia vontade em contribuir e trabalhar para cumprir a nossa missão de integrar, proteger e valorizar a nossa diáspora.
Muito obrigado a Dra. Carmem Barros Furtado, a comunidade guineense e os imigrantes em geral agradecem , não só pelo seu desempenho, mas pelo amor à causa dos que escolherem Cabo Verde
🇨🇻
Terra da motabeza , para viverem , trabalharem e formarem famílias.

🙏🙏🙏🙏







Sem comentários:

Enviar um comentário