sexta-feira, 27 de maio de 2022

JURISTA GUINEENSE, ESCRITOR, PINTOR E POETA, DR. ERNESTO DABO, VAI EMBREVE (DATA A DEFINIR) APRESENTAR O SEU NOVO LIVRO DE POESIA INTITULADO "AMOR EM FOLHAS", NO PORTO



Aconteceu em Cascais, concretamente na localidade de Boca do Inferno a beira-mar, no dia 26 de maio de 2022, o encontro entre: Dr. Ernesto Dabo e o Dr. Sérgio Castro acompanhado pelo Cônsul Honorário da Guiné Bissau em Aveiro, Joaquim Sousa de Almeida e o Administrador & Editor do Blogue Conosaba do Porto, Pate Cabral Djob para a futura apresentação do novo livro de Poesia intitulado: "Amor em Folhas" do Dr. Ernesto Dabo.

ERNESTO DABÓ
Este ícone da cultura guineense nasceu na cidade de Bolama (antiga capital da República da Guiné Bissau) a 18 de Julho de 1949. É licenciado em Direito, mestre em Direito Internacional e ativista cultural em diversas áreas artísticas, destacado compositor, autor e intérprete de música moderna guineense, foi membro fundador dos conjuntos Cobiana Jazz – Primeiro agrupamento da música moderna guineense e Djorson, que gravou o primeiro disco da história da música guineense, com a célebre canção (M’ba Bolama) de sua autoria. 

A sua participação literária (prosa e poesia) está dispersa em livros, revistas e jornais nacionais e estrangeiros. Este grande humanista, no domínio da dramatologia escreveu a peça de teatro, também amam a liberdade, para as celebrações do Dom à Terra, promovidas pela União Internacional para a conservação da natureza e dos seus recursos. 

O estimado Ernesto Dabó é colaborador de jornais da Guiné-Bissau, nomeadamente o Gazeta de Notícias, onde assina uma coluna de opinião. 

Este intelectual guineense fala fluentemente sete línguas (crioulo, Beafada, Português, Francês, Inglês, Espanhol e Russo). Foi comissário adjunto da República da Guiné-Bissau para a Expo 98, realizada em Lisboa (Portugal em 1998). É um acérrimo estudioso da cultura guineense, sendo por isso, muito solicitado para participar em seminários, conferências, colóquios e outros fóruns de divulgação da cultura guineense. 

O livro de poesia Mar Misto, da sua autoria, foi editado em Portugal em Junho de 2011, sendo apresentado em Lisboa, Coimbra, Aveiro, Suíça, Canadá e Estados Unidos, tendo granjeado merecidos aplausos das Comunidades Guineenses na Diáspora. Este livro contém 43 poemas, sendo 24 em Português e 19 no Crioulo guineense. Várias figuras eminentes internacionais têm tecido enormes elogios à sua obra. 

O nosso Cônsul Honorário da República da Guiné-Bissau, Espinho, Distrito de Aveiro, antes da pandemia, que assolou e nos assola ainda a nível mundial, tinha combinado com o estimado amigo Dr. Ernesto Dabó uma apresentação no Porto, do seu livro Amor em folhas. Infelizmente essa iniciativa teve que ser cancelada pelas restrições a que todos nos vimos obrigados a fazer, face ao Covid. 

Chegou agora o momento de realizar este sonho. Dr. Sérgio Castro, Presidente e fundador do Grupo Oportoforte internacional, ao saber da realização da iniciativa, demonstrou logo o interesse de apoiar esta, em sintonia com a editora da obra. 

Dr.ª Avelina Ferraz e com o apoio imprescindível do nosso querido Paté Cabral. A dinâmica que o Grupo Oportoforte sempre mostrou nas suas atividades foi colocada à prova, seguindo-se uma reunião com este grande humanista guineense, Ernesto Dabó e Paté Cabral Djob, testemunhada e chancelada pelo nosso Cônsul Honorário, Espinho, Distrito de Aveiro, que culminou com o arranque desta grande iniciativa a ser efetuada no mês de Julho, que contará com a presença de empresários, intelectuais e guineenses da Diáspora.




Boca de inferno em Cascais







Sem comentários:

Enviar um comentário