Bissau, 31 Mai 22 (ANG) – O Ministério Público procedeu hoje ao lançamento do Plano Estratégico de Combate à Corrupção denominado de, “Ministério Público-Olho do Cidadão”,
Falando no acto, o Procurador-Geral da República, Bacari Biai disse que a corrupção tem sido um “cancro” na sociedade guineense e que nas últimas décadas houve um aumento exponencial desse fenómeno na sociedade em geral e em especial nas instituições públicas.
“Nenhuma sociedade é isenta da corrupção tendo líderes corruptos e vice-versa”, salientou.
Aquele responsável disse que, por isso, o combate à este mal deve ser encarrado como um dever de todos e diz que será necessário tomadas de medidas, em diferentes áreas, nomeadamente na justiça, politica, nos órgãos administrativos de controle, na educação pública obrigatória, participação activa da sociedade civil e nas entidades religiosas.
Para Biai, deixar o Ministério Público isolado na implementação do Plano Estratégico de combate a corrupção não mudará as coisas.
Disse que na execução do Plano, a sua instituição vai precisar da colaboração dos mais altos titulares dos órgãos públicos uma vez que combater o flagelo em causa exige uma liderança forte.
Salientou que um sistema corrupto e endémico como é o caso da Guiné-Bissau dificilmente é alterado, de baixo para cima, com apoio e relação com os parceiros dos organismos internacionais e corpos diplomáticos.
Conosaba/ANG/MSC/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário