segunda-feira, 23 de maio de 2022

Campeonato Africano de Luta: GUINÉ-BISSAU CONQUISTA DUAS MEDALHAS DE OURO

A Guiné-Bissau conquistou este domingo, 22 de maio de 2022, em El Jadida (Marrocos), duas medalhas de ouro e uma de bronze no Campeonato Africano de Luta.

As três medalhas foram conquistadas pelos atletas Bacar Midana na categoria de 70kg, M’bundé Cumba Mbali na categoria de 65kg e Diamantino Luna Fafé na categoria de 57kg,

Bacar Midana e M’bundé Cumba Mbali são campeões africanos nas respetivas categorias. Enquanto Diamantino Luna Fafé foi derrotado nas meias-finais.

A informação foi divulgada na página oficial do Facebook da Federação de Luta da Guiné-Bissau, que a seção desportiva do Jornal O Democrata consultou.

Bacar Midana, sobrinho de Augusto Midana, fez a sua estreia na competição africana e arrancou a medalha de ouro. Além da conquista da medalha, o jovem atleta mereceu elogios de vários técnicos pela sua qualidade.

Midana é um atleta que pratica dois tipos de luta: a luta livre (olímpica) e a luta tradicional, embora a direção técnica da federação esteja a trabalhar com atleta mais no componente da luta olímpica.

M’bundé Cumba Mbali é bi-campeão: venceu a medalha de ouro para a Guiné-Bissau na última edição em 2020, e voltou a escrever a história em 2022.

Em entrevista telefónica a O Democrata a partir de Marrocos, o presidente da Federação guineense de Luta, João Bernardino Soares da Gama, manifestou muita satisfação pelos resultados dos atletas, embora tenha lamentado as dificuldades com as quais a instituição deparou para marcar a presença nesta competição.

“Estamos muito contentes pelos resultados, não obstante as dificuldades que enfrentamos, uma vez que tínhamos a intenção de participar com maior número de atletas, mas acabamos por assegurar apenas a presença de três e conquistamos três medalhas, que é motivo de grande satisfação”.

Soares da Gama pediu às autoridades nacionais uma atenção à modalidade de luta, uma vez que tem dignificado condignamente a Guiné-Bissau nos palcos internacionais.

O responsável da Federação de Luta, enalteceu o papel dos órgãos da comunicação social nacionais na divulgação das ações daquela organização.

Durante o evento, o presidente da Federação de Luta da Guiné-Bissau foi eleito ao cargo de Presidente da Comissão de Desenvolvimento de Luta de Praia Africana.

Neste certame, a Guiné-Bissau é um dos países com grande record na participação, ou seja, tem sido um dos conquistadores da medalha.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb

Bacar Midana

Sem comentários:

Enviar um comentário