segunda-feira, 2 de maio de 2022

CONVITE - Apresentação do livro, "ÑU ẐANUARIU”

 

Temos a honra de convidar V. Exa. para participar na sessão de apresentação da obra “ÑU ẐANUARIU” – Contos tradicionais em crioulo - de Afonso Té, com a chancela da Nimba Edições.

Dia 5 de maio | 18h00 | Hotel Coimbra | Bissau

 

Sinopse: (…) é uma obra inteiramente no guineense, kriol (crioulo) da Guiné-Bissau, apesar de estar ainda na fase da sua codificação. Esta língua cedo se afirmou como invenção do povo, e já o serve para uma comunicação social, laboral, científica, cultural… as emissões das rádios e da televisão guineenses, enfim, a imprensa guineense “ta papia na kriol” (fala crioulo), assim como os alunos da pré-escolar e da primária, que interagem no dia a dia escolar, nessa língua, com os seus professores, duma forma oficiosa, claro. O guineense (kriol) é falado, hoje na Guiné, até nas mais recônditas partes do país, graças à capacidade de resistência dos ancestrais que o legaram, para que mais tarde venha a ser nacionalizada pela luta de libertação, aquele ato que, segundo A. Cabral, foi um ato de cultura.

 

(…) o livro começa com o Ñu Ẑanuariu numa situação difícil, depois de ter evoluído, normalmente, na sua vida e na sua carreira a custa de um árduo trabalho. Passou muitos riscos sem ter recuado perante nenhum: riscos de detenção, medos e arrepios. A clandestinidade para a independência do seu país, foi uma paixão para ele. Com tudo isso, cai na desgraça e volta para uma vida miserável com tudo o que ela implica. É uma estória fenomenal e com uma envolvência incrível.


O espaço está limitado à 150 pessoas, pedimos que confirme a sua presença até ao dia 4 de maio às 12h30.


Pode aquirir a obra aqui: www.enimba.com

 

Nimba Edições, a sua editora de referência.

Sem comentários:

Enviar um comentário