sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Rússia manifesta disponibilidade para perdoar dívida da Guiné-Bissau

A Rússia manifestou hoje disponibilidade para perdoar a totalidade da dívida da Guiné-Bissau, segundo uma nota à imprensa do Ministério das Finanças guineense.

Segundo a nota, o embaixador da Rússia na Guiné-Bissau, Alexander Egorov, reuniu-se hoje com o secretário de Estado do Tesouro, Mamadu Baldé, a quem manifestou a vontade de Moscovo de “perdoar toda a dívida”.

O Ministério das Finanças refere que a dívida ronda 26 milhões de dólares (23,9 milhões de euros), mas parte substancial daquele valor já tinha sido perdoado no âmbito do Clube de Paris, em maio de 2011.

“A parte remanescente classificada como a dívida comercial”, explica o Ministério das Finanças, é “referente ao arrendamento da embaixada da Guiné-Bissau em Moscovo”, no valor de mais de um milhão de dólares.

“Nós estamos abertos a perdoar toda a dívida da Guiné-Bissau”, disse o diplomata russo, citado na nota à imprensa, durante a audiência com secretário de Estado do Tesouro da Guiné-Bissau.

Mamadu Baldé, diz ainda a nota, reiterou a vontade do Governo guineense em honrar “todos os compromissos assumidos” no âmbito da dívida pública.

“Uma das exigências feitas pelo Fundo Monetário Internacional é resolver o problema da dívida”, disse Mamadu Baldé, que prometeu dar uma resposta adequada.

O Ministério das Finanças indica também que o embaixador da Rússia disse que Moscovo “aguarda com expectativa a participação da Guiné-Bissau na cimeira Rússia-África”, prevista para julho, em São Petersburgo.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário