terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Pescas/Vice primeiro-ministro exalta importância da observância do período de repouso biológico hoje terminado


Bissau,31 Jan 23(ANG) – O vice primeiro-ministro, Soares Sambú reiterou hoje que o Período de Repouso Biológico(PRB), enquanto medida de gestão da biodiversidade marinha, constitui uma alavanca essencial para a reconstituição dos stock das espécies ameaçadas e garantia de exploração sustentável dos recursos haliêuticos.

Sambú presidia a cerimónia de fecho do PRB em vigor desde 01 de Janeiro.

Acrescentou que o PRB nas pescas foi instituído para aumentar a capacidade de regeneração das espécies e da proteção da biodiversidade e ecossistema marinha nacional.

Durante a vigência do PRB, que anualmente cobre todo o mês de Janeiro, não são permitidas atividades de pesca industrial no mar territorial e na Zona Económica Exclusiva(ZEE) guineense.

Na apresentação do relatório de atividade desenvolvidas durante esse período, o Secretário-geral do Ministério das Pescas, Maurício Sanca revelou que foram apreendidas seis pirogas de pescadores estrangeiros e um navio que ilegalmente operava na ZEE.

No que tange as recomendações, Sanca que é igualmente Presidente da Comissão Nacional da implementação do PRB, pede ao Governo a aquisição de meios modernos de fiscalização para fazer face, com eficiência e eficácia, aos desafios de salvaguarda e controlo da vasta e rica ZEE.

O reforço de mecanismos de concertação e do diálogo com os países da sub-região com vista a uma colaboração profícua e efetiva no quadro do Período de Repouso Biológico, a inscrição da atividade do PRB no Orçamento Geral de Estado 2023, para garantir os recursos financeiros suficientes foram outras recomendações feitas ao Executivo.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário