quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Morte de Nambeia: PARTIDOS POLÍTICOS RECORDAM “PADRINHO DA PAZ” COMO UM HOMEM ÍNTEGRO E HUMANISTA

Os partidos políticos da Guiné-Bissau recordaram Alberto Mbunhe Nambeia como um homem “íntegro, humanista e facilitador de consensos”.

Em reação à morte, esta quarta-feira, 26 de janeiro de 2023, do antigo presidente do Partido da Renovação Social (PRS), a direção superior do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG) enfatizou que o malogrado era um homem íntegro, generoso, humanista, de valores, com grande experiência política, estadista, facilitador de consensos e com alto sentido patriótico e de defesa do estado de direito democrático na Guiné-Bissau.

Outra reação vem do coordenador nacional do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), BraimaCamará, afirmando que Alberto Nambeia fará falta no cenário político da Guiné-Bissau.

“Desde a primeira hora apoiou o grupo dos 15 nos seus primeiros e importantes passos, por conseguinte, deixará falta no cenário político bem como para a Guiné-Bissau”, afirmou na mensagem divulgada na sua página na rede social Facebook.

Na quarta-feira, a Assembleia Nacional Popular (ANP) considerou Alberto Nbunhe Nambeia uma figura interventiva no apaziguamento das tensões políticas e sociais na Guiné-Bissau, que sempre se manifestava disponível para dialogar na resolução de relevantes assuntos de interesse nacional.

Para o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), o desaparecimento físico do líder do PRS deixa um vazio não só no seio do PRS, como também na classe política guineense, “ pela retórica do seu discurso pacificador e congregador, com apelo à união e à concórdia nacional”.

“O PAIGC aproveita esta ocasião para relembrar e destacar o fato de o senhor Alberto Mbunhe Nambeia ter dado uma grande demostração de reforma e renovação no PRS, quando em meados de 2022 entregou a liderança do seu partido a um dos quadros da juventude dos renovadores, Fernando Dias”, pode ler-se na nota de condolências deste partido aos familiares, dirigentes e militantes do falecido presidente do PRS.

Por: Filomeno Sambú
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário