sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Eneida Marta lança Family e reafirma o "sonho de ver uma Guiné Bissau próspera."

Eneida Marta © rfi/Luís Guita

"Famíliy" é o mais recente disco de Eneida Marta. O trabalho da artrista guineense é um exemplo de simbiose perfeita entre os sons tradicionais da Guiné Bissau e os novos horizontes musicais de Eneida Marta que nos podem levar a ritmos mais urbanos como "drill", "trap" ou "afrobeat".

A Guiné-Bissau e, em particular, a situação dificil em que vivem muitas mulheres e crianças continuam a ser motivo de grande preocupação para a artista que já foi embaixadora da UNICEF na Guiné-Bissau. Esta inquietação reflecte-se em temas como "Allan Guiné", "Kuma" ou "Fidalgo" (um original de Dulce Neves). Mas no universo da artista guineense também há lugar para o amor, um dos exemplos é o marcante "Bin Sinam".

"Family", o disco em que Eneida Marta se desafiou a sair da "zona de conforto", foi gravado entre Lisboa e Londres, com o filho, Rúben Azziz, e o irmão, Gerson Marta, como produtores. Uma família que forma uma equipa vencedora, dado que o reconhecimento internacional já colocou "Family" nos lugares cimeiros em tabelas como a World Music Charts Europe (www.wmce.de) ou a Transglobal World Music Chart (www.transglobalwmc.com).

Conosaba/rfi.fr/pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário