segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

PRS AVISA QUE CASO PREVALECER A MESMA CONFIGURAÇÃO DA CNE NÃO PARTICIPARÁ NA ORGANIZAÇÃO DAS LEGISLATIVAS

O presidente em exercício do Partido da Renovação Social, voltou a afirmar este domingo, que se continuar em função a atual estrutura da CNE sem que haja consenso entre os partidos, a sua formação política não vai participar na organização das próximas eleições legislativas, antecipando assim a posição da sua formação política, a uma nova data a ser marcada.

A posição foi assumida numa declaração aos jornalistas à margem do final do torneio de futebol, organizada pela estrutura do partido no circo eleitoral 25, concretamente no campo de Lala Quema. Esta mesma posição foi decidida, dias depois do Presidente da República considerar de falsa a questão das posições assumidas pelo PAIGC e o PRS, na busca do consenso sobre a configuração da Comissão Nacional de Eleições que neste momento se encontra caduca.

Para Fernando Dias, o PRS quer uma eleição livre justa e transparente, por isso, é necessário chegar a um consenso sobre a situação da caducidade das estruturas da Comissão Nacional de Eleição.

O líder em exercício dos renovadores, entende que o assunto da caducidade da CNE é um assunto sério, e o Chefe de Estado deve abordá-lo com muita seriedade, porque qualquer órgão caduco perde automaticamente a legitimidade de prática dos atos com o efeito jurídico. Por isso, é preciso entendimento entre as lideranças das diferentes bancadas

Sobre o assunto, o Presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá vai reunir-se amanhã, terça-feira, com os partidos políticos com assento parlamentar na última legislatura, para de seguida encontrar-se com o Chefe de Estado.

Este formato já está a suscitar algumas reacções, na semana passada, o presidente do Partido Unido Social Democrata (PUSD), Gabriel Indi, alertou que a discussão sobre a caducidade da CNE não deve ser apenas dos partidos políticos com assentos parlamentar, mas sim, deve-se incluir todos os partidos que irão concorrer às próximas eleições legislativas ainda sem uma nova data marcada.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto


Sem comentários:

Enviar um comentário